Sojicultores do Sul obtêm 2,6 sacas a mais com nova tecnologia

Tratamento de sementes que combina dois inseticidas e um fungicida permitiu bom controle de pragas e doenças na cultura

11/10/2017 18:07:13

Atualizado:

15/10/2017 19:30:02

Shutterstock

Os produtores de soja da região Sul que adotaram o novo tratamento de sementes de última geração Fortenza Duo elevaram sua produtividade ao conquistarem um melhor controle de pragas e doenças. Na primeira grande experiência do produto em campo, os agricultores, juntamente com seus consultores técnicos, usaram a nova tecnologia em 251 áreas de cultivo e conseguiram um incremento de produtividade de 2,6 sacas por hectare. “Os resultados, embora ainda restritos a uma pequena escala, são muito animadores para os produtores, que viram crescer o padrão produtivo de suas lavouras”, afirma o engenheiro agrônomo Carlos Tonet, gerente de Seedcare Sul da Syngenta.

Veja também:

+ Mapa de Monitoramento: receba gratuitamente alertas de daninhas, pragas e doenças, como a ferrugem, na sua região

+ Pesquisador lista 4 pragas da soja para ficar de olho na safra 2017/2018

+ Sementes tratadas: uma forma eficaz para o controle de pragas

A tecnologia assegura um controle de longa duração contra insetos acima e abaixo do solo ao combinar três produtos – dois inseticidas e um fungicida. O trio é a fórmula usada pela Syngenta para garantir o retorno do investimento no final do ciclo. “Quem vive do campo está sempre preocupado com as incertezas que cercam a agricultura. O agricultor investe em fertilizantes, sementes, maquinário, defensivos, mão de obra e mesmo assim corre o risco de pragas reduzirem boa parte de sua produtividade”, diz Tonet. “Por isso, inovamos com uma solução capaz de oferecer um novo patamar de controle de pragas, com um efeito residual nunca antes visto no mercado”, complementa.

A expectativa para a safra 2017/2018 é de que mais produtores adotem o mais avançado tratamente de sementes do mercado. “Já estamos preparados para levar a outros agricultores os benefícios de Fortenza Duo na próxima safra”, garante o agrônomo.

Veja também:

+ Fabricio Andrade (MG): controle de pragas iniciais da soja com Fortenza Duo

+ Ernani Gonçalves Jr. (MG) controlou lagartas no milho com Fortenza Duo

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!