Sorgo é opção para produtor que perdeu janela do milho

Há expectativa de aumento de área plantada com o grão nesta safra, segundo a Conab

02/04/2018 11:14:44

 

O sorgo é uma opção ao milho no cultivo para fabricação de ração animal e também é usado como cobertura vegetal nas lavouras. Porém, é uma planta mais rústica, resistente à seca, e adapta-se bem ao clima quente. Nesta safra, há expectativa de aumento de área plantada com o grão. Segundo o mais recente levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a cultura estará em cerca de 652 mil hectares em todo o país. A produtividade média estimada é de 2.778 kg/ha.

A rusticidade da planta e o menor custo da cultura é um dos principais motivos para o agricultor optar pelo sorgo no lugar do milho. O gerente de Marketing de Sementes de Milho da Syngenta, Leandro Sauthier, afirma que isso acontece quando ocorre o atraso na janela de plantio do milho, exemplo desta safra. "O agricultor fica exposto a um risco maior de clima aliado a menor potencial da lavoura. Com isso, opta por uma cultura de menor custo de implantação para baixar investimentos e minimizar riscos", diz Sauthier.  De acordo com o executivo, o agricultor que desiste de plantar o milho segunda safra e parte para o sorgo geralmente tem um perfil específico. "O produtor que faz essa migração geralmente é o agricultor de menor tecnologia , embora alguns de maior tecnologia que tiveram a janela de plantio ideal para milho reduzida também optem pelo sorgo".

Nos últimos meses, segundo Sauthier, esse movimento de migração do miho para o sorgo vem sendo percebido de forma mais intensa. "As vendas acumuladas até o final de janeiro no setor aumentaram 75% em relação ao mesmo período do ano anterior com uma estimativa de crescimento de área de 20 a 25% no final da safra, limitado a principalmente à disponibilidade de sementes de sorgo no mercado. O índice foi puxado principalmente pelos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo", afirma. Os dados da Conab reforçam esse relato. De acordo com o levantamento, Minas Gerais é o estado em que o sorgo mais deve crescer. A área destinada ao grão deve ficar em 190 mil hectares, 3,8% superior à safra 2016/2017. 

Falta de sementes

O sexto levantamento da safra de grãos da Conab traz uma informação relevante para os agricultores que pensam em trocar o plantio do milho segunda safra para o sorgo. "Há relatos de baixa disponibilidade de sementes no mercado de Goiás. Os produtores estão trazendo sementes de outras regiões", destaca o documento.

Leia mais:

+Atraso na semeadura deve reduzir área plantada com milho safrinha

+Produtor deve planejar e investir em tecnologia para milho safrinha

+Novas variedades de milho são opções para safrinha

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!