Syngenta anuncia compra da Strider, empresa de tecnologia agrícola

Companhia brasileira faz monitoramento de máquinas, controle de pragas e imagens via satélite das culturas

28/03/2018 12:30:01

A Syngenta anunciou em 26 de março contrato para adquirir a empresa de tecnologia agrícola Strider, de Belo Horizonte. É o primeiro negócio fechado por uma multinacional do setor com uma agtech brasileira – como são chamadas as empresas de tecnologia voltadas ao agro. A aquisição está condicionada à aprovação de órgãos reguladores.

A Strider faz monitoramento de máquinas e controle de pragas, além de imagens via satélite das culturas agrícolas. As tecnologias ajudam os produtores a reduzir custos, ganhar produtividade e gerir melhor processos e pessoas.

Na prática, um tablet é usado pelo produtor ou técnico responsável para coletar dados. A interface é baseada em mapas. Por meio do aparelho é possível tirar fotos, fazer amostragem e coletar informações sobre a população de pragas. Depois do processo, os dados são sincronizados em um sistema. As áreas de risco são localizadas e o produtor consegue saber com maior precisão onde aplicar os defensivos.

Fundada em 2013, a Strider atingiu em 2016 a marca de 1,2 milhão de hectares de plantio monitorados em mais 600 propriedades rurais no Brasil e nos Estados Unidos.

Agricultura digital

A Syngenta também anunciou recentemente a aquisição da FarmShots.com, empresa americana que conta com uma plataforma de imagens de satélite em alta resolução capaz de detectar pragas, doenças e problemas de nutrição nas plantas.

Disponível por enquanto nos Estados Unidos, a ferramenta permite que as imagens sejam acessadas por tablets, computadores e smartphones e exportadas para a maioria dos programas de gestão usados pelos agricultores. 

Leia mais:

+Como a agricultura digital pode ajudar o produtor no campo?

+Você já ouviu falar em Agricultura de precisão?

+Trigo: produtores superam média nacional com tecnologia

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!