Trigo: área plantada deve chegar a 200 mil ha nas regiões Sudeste e Centro-Oeste

A semeadura vai de fevereiro a maio, de acordo com o Zoneamento Agrícola e de Risco Climático

10/04/2018 14:29:58

 

O cultivo do trigo teve início na região central do Brasil e a estimativa é de que a área plantada chegará a 200 mil hectares (ha) nesta safra. Levantamentos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram a distribuição desse total em alguns estados do Sudeste e do Centro-Oeste: Minas Gerais (85 mil ha), São Paulo (80 mil ha), Goiás (10 mil ha), Distrito Federal (1 mil ha), Mato Grosso do Sul (20 mil ha) e Bahia (5 mil ha).

A semeadura nessas áreas vai de fevereiro a maio, de acordo com o Zoneamento Agrícola e de Risco Climático local. Estão previstos cultivos em dois sistemas de produção: sequeiro (próximo a 85% da área) e irrigado (próximo a 15%).

Em Minas Gerais, informa a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a área de trigo tem se mantido pouco acima de 80 mil hectares desde 2015. A expectativa é de crescimento na produção em 7,8% neste ano.

Já o estado de São Paulo, que passou a ocupar o posto de terceiro maior produtor nacional de trigo, deverá manter a área de cultivo acima de 80 mil hectares, com expectativa de aumento de 20% no volume de produção. A safra é estimada em mais de 300 mil toneladas.

De acordo com informações da Embrapa Trigo, o cultivo de sequeiro tem crescido a cada ano, por não concorrer com o milho safrinha e permitir investimentos em cultivares de soja de ciclos mais longos e com maior potencial de rendimento.

Doenças

Segundo a Embrapa, o produtor deve ficar atento à brusone, doença causada por um fungo que ataca a espiga e diminui o rendimento por causa dos grãos deformados e abaixo do peso.

Outras doenças que exigem atenção pelo produtor são as manchas foliares, como amarela e marrom, que podem ocorrer durante o ciclo da cultura do trigo. Neste caso, os fungicidas indicados para controle podem ter bons resultados, desde que aplicados logo no surgimento dos sintomas.

Leia mais:

+Preços em alta devem estimular produção de trigo neste ano

+O mapa do trigo além do sul

+Trigo: o que fazer antes do plantio para ter maior produtividade

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!