Trigo: produtores superam média nacional com tecnologia

Agricultores que aderiram a programa têm produtividade acima de 100 sacas por hectare; média nacional nesta safra é de 40 scs/ha

06/12/2017 16:34:10

Atualizado:

07/12/2017 19:23:38

 

Embora a colheita de trigo neste ano não tenha registrado números tão bons quanto em 2016, produtores que aderiram ao programa de produtividade Trigold, da Syngenta, tiveram resultados muito acima da média nacional. “Os dados ainda estão sendo tabulados, mas seguramente alcançamos acima de 100 sacas por hectare”, diz o gerente de cultura da empresa, Thomas Altmann.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produtividade média do trigo brasileiro nesta última safra foi de 40 sacas por hectare, próxima ao desempenho dos últimos 10 anos no país (41 sc/ha). “Não foi alta, mas ficou dentro da média”, afirma Altmann.

Em 2016, o trigo superou a média histórica, com a produção de 53 sc/ha. De acordo com Altmann, a expectativa para este ano não era muito favorável, pois além de enfrentar condições climáticas irregulares no Sul do país – chuva em excesso, geada e estiagem –, o produtor teve de lidar com as constantes quedas na cotação do grão no mercado.

Lançado há 14 anos pela Syngenta, o Trigold pode oferecer, em média, resultados 12% superiores em comparação ao padrão do agricultor. O recorde do programa foi de 133 sc/ha, no ano passado, ante 95 sc/há, em 2015. “O protocolo prevê indicação personalizada de fungicidas, inseticidas, herbicidas e reguladores de crescimento de acordo com cada variedade plantada, além de lavoura assistida em todas as fases da cultura”, diz o especialista. Em 2017, o Trigold teve área total de 126 mil hectares e 1.500 produtores participantes.

Leia também:

Produtores de trigo devem colher 1,4 milhão de toneladas no RS

9 dicas para conseguir o melhor desempenho da semeadora

Webinar: pragas podem provocar perdas de 50% na produtividade. Assista

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!