Webinar: bioestimulantes podem trazer ganho de 2,5 sc/ha de soja. Assista

O fitopatologista e doutor em metanálise Marcelo Canteri participou de webinar no Portal Syngenta

08/11/2017 19:38:19

Atualizado:

10/11/2017 11:48:48

Syngenta

Os bioestimulantes são uma das ferramentas que o produtor rural tem à disposição para maximizar a produtividade e reduzir os impactos de estresses abióticos. Isso porque, com a planta mais nutrida, ela tem mais resiliência a eventos climáticos e estresses ambientais. "Bioestimulantes são como uma injeção de energia na planta, para acelerar seu metabolismo", disse o fitopatologista e doutor em metanálise pela Universidade de Ohio, Marcelo Canteri.

O especialista participou de webinar nesta quarta-feira (08), no Portal Syngenta. Alexandre Silva, gerente de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias da Syngenta, moderou as perguntas enviadas ao vivo pelos participantes em todo o Brasil.

Segundo Canteri, são cinco grupos de bioestimulantes, à base de ingredientes como algas e leveduras. Eles executam funções dentro das células das plantas, melhorando processos como absorção de nitrogênio, produção de mais clorofila, entre outras. Os resultados são positivos no campo, mas ainda difíceis de serem mensurados. A forma mais correta de análise de precisão da tecnologia é através da metanálise, de mais de 99% de certeza. O método é mais eficiente que a estatística convencional. "Conseguimos provar a relação com o produto, como com o número de vagens por planta de soja. Na estimativa metanalítica, as plantas de teste obtiveram 3,12 vagens a mais, por exemplo".

A partir dessa análise, o fitopatologista afirma que os resultados para a soja apontam incremento de 5% na produtividade do grão, com ganho médio 150 kg a mais por hectare com bioestimulantes à base de leveduras. "São cerca de 2,5 sacas a mais em áreas com o uso do produto. Em todas as situações o uso foi significativo, mas não existe mágica". No milho, o resultado é um pouco superior, com 7% a mais de produtividade.

Assista ao vídeo completo do webinar:

 

Veja também:
+ “Gestão da sucessão familiar é essencial para o negócio”, diz Gustavo Lemos

+ “Boas práticas são essenciais no controle de daninhas”, diz pesquisador

+ Manejo de doenças fúngicas da soja deve ser preventivo, diz pesquisador

+ Praga incomum ataca soja nas regiões de fronteira do Brasil

+ Abertas inscrições para desafio nacional de produtividade da soja

+ 9 dicas para conseguir o melhor desempenho da semeadora

+ Intervalos curtos de aplicação melhoram eficácia de fungicidas

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!