Webinar: pragas podem provocar perdas de 50% na produtividade. Assista

Segundo pesquisador Geraldo Papa, uso de inseticidas é fundamental para combater o problema, desde que a aplicação seja adequada

22/11/2017 19:16:12

Atualizado:

22/11/2017 19:22:20

 

As pragas podem provocar, em média, perdas de 50% na produtividade. Os prejuízos variam de acordo com cada cultura e safra, mas podem ser ainda maiores se o agricultor não fizer nenhum tipo de controle. É o que afirma o pesquisador Geraldo Papa, que participou de webinar no Portal Syngenta em 22 de novembro.

Segundo o engenheiro agrônomo, por ser um país tropical, o Brasil depende mais do uso de defensivos na agricultura do que em lugares onde o é clima temperado. O país faz plantios sucessivos, com até três safras por ano, sem interrupções. “Isso facilita muito a reposição e a dispersão de pragas. Nesta situação, é normal que haja infestações maiores e mais espécies atacando”, diz.

Doutor em Ciências Agrárias pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Estadual Paulista, em Ilha Solteira, Papa explicou quais são as principais espécies que ameaçam o produtor brasileiro. “Na soja, uma das maiores dificuldades hoje é o percevejo”, afirma.

Para combater o problema, o produtor deve fazer o controle de maneira adequada. “Para soja, milho e algodão, é preciso fazer o manejo de todo o sistema, não em cada cultura, como se fazia antes”, diz Papa. O uso de inseticidas também é fundamental, de acordo com o professor, mas a eficácia pode ser comprometida pela falta de técnica na aplicação. Por isso, é tão importante levar informação ao agricultor.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DO WEBINAR:

Veja também:

+ Pressão de lagarta-do-cartucho exige manejo no pré-plantio de soja

+ Tecnologia facilita o combate aos inimigos da produtividade no campo

+ Manejo de doenças fúngicas da soja deve ser preventivo, diz professor Carlos Forcelini. Assista

+ Daninhas: boas práticas são essenciais para controle, diz pesquisador da Embrapa. Assista

VEJA MAIS

VÍDEOS

Há diversos temas essenciais à produtividade agrícola, entre eles o controle de pragas, doenças e daninhas, a eficiência de produtos e o tratamento de sementes industrial. A Syngenta preparou uma série de vídeos sobre variados assuntos e também ouviu pessoas que trabalham no campo e especialistas. Veja ao lado um conjunto desses vídeos. Boa navegação!