De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o uso de adjuvantes, como óleo mineral, quando bem utilizados, podem melhorar a interação do inseticida com a água e corrigir algumas de suas características, como pH, dureza, entre outros, com impactos positivos sobre a eficiência de controle de pragas na lavoura de soja

Adjuvante é o produto que é misturado à calda fitossanitária e que pode modificar, e até melhorar, a ação do inseticida. Isso ocorre porque há uma melhora na estabilidade da calda dentro do tanque do pulverizador, desde a formação e trajeto até o comportamento do produto, quando acontece a aplicação na superfície das folhas. 

O uso de óleo mineral junto com o inseticida, permite que a absorção se dê de forma mais rápida pela folha.

São muitos os fatores que influenciam na qualidade da aplicação e nas interações que ocorrem dentro do tanque pulverizador, a exemplo da qualidade da água, ponto inicial e de extrema importância, que deve ser pensado com cuidado, antes do preparo da solução. Na sequência, vem o papel dos adjuvantes na aplicação.

Existe um grande número de barreiras que envolvem as aplicações de defensivos agrícolas na lavoura. A exemplo das superfícies foliares com ceras difíceis de serem molhadas, que dificultam entrada do líquido. Os adjuvantes superam impeditivos deste tipo e aumentam a deposição, propagação, absorção e penetração de produtos na planta. 

Benefícios do uso de óleo mineral como adjuvante

O papel desempenhado pelo adjuvante faz parte do processo de emulsão do produto e melhora a estabilidade da mistura e o padrão de gotas formadas pelo bico dos pulverizadores, além de facilitar o transporte do líquido que chega de forma efetiva ao alvo, neste caso, a folha da soja.

Depois de escolher a solução para enfrentar os problemas da sua lavoura, como o inseticida mais eficaz para o controle de pragas, é o momento de escolher o óleo que vai desempenhar o papel de adjuvante e aumentar o nível de controle do produto na lavoura. 

Entre os principais benefícios do uso de óleo mineral estão:

  • Aumento de cobertura das folhas;
  • Redução dos efeitos causados pela chuva e evaporação na superfície foliar;
  • Menor perda por fotodegradação por radiações solares e
  • Mais facilidade na aplicação de inseticidas.

_____________________________________________________________________________________________________________

Como os adjuvantes agem?

Os adjuvantes, como óleos minerais, são ferramentas muito úteis para o uso de inseticidas, tendo em vista que a absorção do ativo pela folha é elevada quando o produto é adicionado à solução escolhida pelo produtor para conter a ação de lagartas na lavoura de soja. 

O processo de absorção ocorre pela cutícula foliar, onde existem ceras e cutina da folha (componentes principais da cutícula das plantas terrestres), de modo que os óleos dissolvem parte destas ceras, abrindo caminho para a entrada do ingrediente ativo para dentro da superfície foliar. 

Mas fique atento: o uso incorreto de adjuvantes em doses acima da recomendada ou em situações de alta luminosidade pode causar efeitos adversos como fitointoxicação, já que a cera que protege a folha fica temporariamente desestruturada.

_____________________________________________________________________________________________________________

O uso de adjuvantes e o controle de lagartas da soja

Proclaim, o inseticida mais temidos pelo complexo de lagartas da soja, pode ter sua ação de controle ampliada a partir da adição de adjuvantes na calda antes da aplicação. É mais proteção para a lavoura e eficácia no controle de ameaças como a lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens), que gera prejuízos e compromete até 60% da produtividade da lavoura.

A necessidade do adjuvante está diretamente relacionada ao defensivo usado e os objetivos da aplicação, sendo que é necessário levar em consideração a espécie da planta e o estádio em que está, o momento e a condição ambiental da aplicação e qual é o alvo biológico a ser controlado. 

No caso do uso de Proclaim, o foco são as lagartas de difícil controle, como a Helicoverpa armigera, a Spodoptera eridania e a Elasmopalpus lignosellus. Combinando todos estes fatores, o aumento no controle das pragas pode ser uma realidade para a cultura de soja.

Proclaim, inseticida da Syngenta, é a melhor escolha para o produtor que pretende combater a ação de lagartas na lavoura e pode ser uma ferramenta ainda melhor com o uso de adjuvantes. O produto possui ação translaminar, isto é, controla a praga e protege a planta independente de qual face da folha for atacada. É mais proteção por mais tempo, tornando-o o mais temido entre as lagartas.

Ideal no manejo antirresistência, o inseticida da Syngenta possui rápida ação de choque, agindo de forma veloz no controle das lagartas logo nas primeiras horas depois da primeira aplicação. Combinar a inovação e tecnologia da Proclaim aos benefícios que o uso de adjuvantes oferece é o caminho para obter uma lavoura cada vez mais protegida e saudável.

Para saber mais sobre as soluções da Syngenta, acesse o nosso portfólio completo. Com cada vez mais pesquisa e investimento constante em inovação e tecnologia, estamos sempre conectados ao produtor, a fim de trazer as melhores soluções para o bom desenvolvimento da cultura.