Skip to main content

Amendoim: conheça a nova solução para o controle de lagartas

A cultura exige uma série de cuidados no manejo e o uso de um inseticida que controle de forma rápida e eficaz essas pragas é fundamental para evitar prejuízos na lavoura

Publicado 21-05-2021 14:52:55

Linkedin Whatsapp
Cultura do amendoim exige uma série de cuidados no manejo

O Brasil é o segundo maior produtor e exportador de amendoim da América Latina, atrás apenas da Argentina, com sistema de plantio destinado para a indústria de óleo e para a venda de grãos in natura.

Cerca de 93% das áreas produtivas estão localizadas no Estado de São Paulo e, segundo dados da Conab (Companhia Nacional do Abastecimento), a projeção para a safra 20/21 é de um aumento de 3% em relação ao ano passado, o que corresponde a 543 mil toneladas de amendoim.

Para proporcionar bons lucros, a cultura precisa de uma série de cuidados para uma boa produtividade: clima favorável, melhor área produtiva, época correta de plantio e o cuidado com as pragas. Dentre os insetos-alvo que atacam a lavoura, as lagartas merecem atenção devido ao alto grau de severidade dos danos que causam às plantas, o que gera sérios prejuízos na safra.

O poder destrutivo das lagartas no amendoim

O amendoim é uma cultura que pode ser atacada por centenas de pragas. Caso não sejam controladas, elas podem provocar grandes prejuízos aos produtores, causando danos em diversas estruturas das plantas e destruindo completamente a lavoura.

As lagartas estão na lista das pragas que mais prejudicam a lavoura de amendoim. As espécies podem atacar a planta de diversas formas, comprometendo o desenvolvimento saudável da cultura.

Algumas características do ataque de lagartas no amendoim são:

  • Causam grandes danos na lavoura devido à voracidade de sua alimentação.

  • Várias lagartas podem atacar a cultura e ocorrer ao mesmo tempo na lavoura, o que dificulta o processo de identificação das espécies.

  • Algumas espécies raspam as folhas para se alimentarem, o que gera um enfraquecimento da planta seguido de desfolha.

  • A alta infestação de lagartas acontece de forma rápida, por isso a importância de monitorar a lavoura constantemente para realizar o controle no momento certo. 

Lagartas podem causar sérios prejuízos nas lavouras de amendoim

No MIP (Manejo Integrado de Pragas), uma série de táticas integradas são utilizadas para complementar e facilitar a ação dos agentes de controle das pragas do amendoim. Por isso, o monitoramento faz parte das boas práticas agrícolas, pois é necessário observar o nível populacional das lagartas para determinar a necessidade e o melhor momento de realizar o controle químico, de modo que o produtor não tenha perdas de produtividade nem impactos na rentabilidade.

Hoje, o mercado de defensivos agrícolas disponibiliza um inseticida com tecnologia inovadora e eficaz para controlar as principais lagartas do amendoim, de forma que os danos são cessados rapidamente, contribuindo com a sanidade e a produtividade da lavoura.

 

 Veja mais

Proclaim: agora com registro para amendoim

O inseticida mais temido pelas lagartas de difícil controle agora tem registro para a cultura do amendoim: Proclaim é um especialista no controle do complexo de lagartas. A solução da Syngenta conta com rápida ação de choque e residual prolongado, eficaz no manejo de lagartas.

A formulação de Proclaim tem sistemicidade ao se translocar por todas as partes da planta e provoca o bloqueio da alimentação das lagartas em poucas horas, paralisando os músculos e células nervosas do inseto no momento em que ele tem contato com a planta ou alimenta-se dela. 

Apresenta, ainda, os seguintes diferenciais:

  • Manejo antirresistência: a solução pertence ao Grupo 6 de classificação do IRAC (Comitê de Ação à Resistência a Inseticidas) e conta com um diferente modo de ação, conhecido como ativador dos canais de cloro, ideal para a rotação em Programas de Manejo de Resistência a Pragas.

  • Rápida ação de choque: as lagartas têm a alimentação bloqueada nas primeiras horas após a absorção de Proclaim pelo organismo.

  • Altamente seletivo: não prejudica os inimigos naturais da lavoura, controlando apenas as lagartas do amendoim.

  • Ação translaminar: o movimento translaminar no tecido foliar protege os dois lados da folha por mais tempo.

  • Ação ovilarvicida: controla as larvas de diversas espécies de lagartas antes e durante a eclosão.

As pragas podem causar grandes prejuízos na cultura do amendoim, e a Syngenta, sempre atenta às necessidades dos produtores dentro do campo, desenvolve tecnologias para auxiliar no manejo da cultura, extraindo o máximo da lavoura. Acesse e conheça o portfólio completo de produtos, desde o plantio até a colheita.

NAO TEM SEGUNDO BANNER

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta