Skip to main content

Cana: inovação no controle das daninhas nos canaviais

Conectada a um grande time de especialistas, Syngenta realiza o primeiro lançamento virtual de produtos e apresenta soluções tecnológicas para eliminar as plantas invasoras do canavial

Publicado 02-07-2020 18:22:26

Mesmo diante do cenário atual, a indústria sucroalcooleira se mostra favorável ao crescimento da produção de açúcar e etanol. Por isso mesmo, durante todo o período de desenvolvimento da cana-de-açúcar, é imprescindível realizar o manejo correto na lavoura.

A expectativa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) é de que, em 2030, a área cultivada de cana-de-açúcar tenha grande expansão devido a  demanda de combustíveis limpos e renováveis.

Dados como este se tornam parte da realidade quando o produtor tem acesso às ferramentas que contribuem com a sanidade do canavial e para os bons resultados na hora da colheita.

No sentido oposto aos números positivos que a cultura pode atingir, estão as ameaças que reduzem a rentabilidade da cana. A exemplo disso, é possível citar a presença das plantas daninhas, que pode comprometer até 85% da produção.

O desenvolvimento da cana-de-açúcar no Brasil

O Brasil é hoje o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, e essa cultura faz parte da história do país. Com avanço significativo a partir da década de 70, os produtores do setor passaram a investir em tecnologia e inovação para estimular o desenvolvimento da lavoura e, consequentemente, de toda a indústria.

Em menos de uma década, a produção de cana-de-açúcar praticamente dobrou e, nos anos 80, com o auxílio da mecanização no cultivo e o investimento em implementos agrícolas, houve um incremento importante para a cultura.

No momento do aumento das chuvas, o uso de produtos que auxiliem a planta a se desenvolver é imprescindível. O período colabora para o desenvolvimento das daninhas, que se adaptam facilmente a ambientes que apresentam estresse hídrico.

Tendo em vista a importância do setor para o agronegócio brasileiro e todas os fatores que influenciam no desenvolvimento saudável do canavial, a Syngenta tem investido cada vez mais em tecnologia em busca de soluções que ajudem o produtor a alcançar resultados favoráveis no campo.

O futuro da cana-de-açúcar espera por você

A utilização de ferramentas que ajudam no manejo eficaz da cultura é um ponto crucial para driblar os problemas que podem ser gerados pelo clima ou pela falta de cuidado com o solo.

A Syngenta reconhece a importância do controle de ameaças que invadem a lavoura e se tornam verdadeira inimigas da produtividade e por isso, diante do cenário atual, utiliza a tecnologia como uma aliada para apresentar ao produtor soluções que o ajudem a manter o agronegócio como um dos setores que permanece em movimento.

Pensando nisso, a empresa apresenta duas soluções que unem inovação e tecnologia: os herbicidas Grover e Calipen, que serão apresentados ao público durante o primeiro lançamento virtual de produtos da Syngenta, com a participação de grandes personalidades da economia nacional.

Amplo espectro, flexibilidade e seletividade são apenas algumas das características de Calipen, que pode ser utilizado em todas as fases do plantio. Enquanto isso, Grover atua na lavoura antes do desenvolvimento das plantas daninhas, oferecendo a proteção que a cana precisa na pré-emergência, com longo efeito residual e flexibilidade na aplicação na semiúmida e semisseca.

Sem sair de casa, o produtor estará conectado às principais novidades que auxiliam no controle de plantas daninhas, além de ampliar o conhecimento através dos temas a serem debatidos pelos especialistas convidados.

Para saber mais sobre esses produtos, participe do evento que será realizado no dia 15 de julho, às 17h. Inscreva-se já em nossa plataforma ou acompanhe ao vivo no YouTube esta importante iniciativa que contará com análises sobre o cenário atual e as tendências do setor com Alexandre Garcia e participação especial de Marcos Fava Neves.

O objetivo é levar ao produtor conhecimento e soluções assertivas para os problemas causados pelas daninhas na lavoura e estimulá-lo a crescer ainda mais dentro do segmento.

Participe do primeiro lançamento 100% virtual de Calipen e Grover: inovação, tecnologia e proteção para a sua lavoura a um clique de distância.