Skip to main content

Consórcio milho-braquiária: benefícios ao integrar lavoura e pecuária

O aproveitamento das terras cultivadas proporciona melhor conservação do solo e assertividade no manejo de plantas daninhas, além de maior conveniência ao produtor, contribuindo com a produtividade e a rentabilidade do campo

Publicado 20-04-2021 11:33:03

Linkedin Whatsapp
O aproveitamento das terras cultivadas proporciona melhor conservação do solo e assertividade no manejo de plantas daninhas do milho

Você sabia que a integração da lavoura com a pecuária em uma mesma área pode proporcionar inúmeros benefícios ao produtor rural? Além de proporcionar a produção de grãos e gado em uma mesma área, essa técnica contribui para a conservação do solo e melhora o manejo de plantas daninhas.

Uma das melhores maneiras de promover essa integração é através do Consórcio Milho-Braquiária que, como o próprio nome indica, prevê o plantio das duas culturas simultaneamente, proporcionando o melhor aproveitamento das terras cultivadas, sem alterar o cronograma de atividades da cultura principal e tendo um baixo custo.

Ao ser cultivada com o milho, a braquiária - que é uma gramínea usada para forragem em pastos e palhadas - recebe adubação e tem água, luz e nutrientes disponíveis em quantidades adequadas, possibilitando o seu melhor desenvolvimento.

Embora seja uma prática benéfica, devido ao potencial de crescimento acelerado da braquiária, seu cultivo requer atenção do agricultor, que deve buscar assertividade no manejo, evitando assim que a planta cresça sem controle e passe a competir com o milho, causando danos à produtividade da lavoura.

Calaris: a solução para os bons resultados na integração lavoura X gado

Para contribuir com o desenvolvimento pleno da produção consorciada, o produtor pode contar com Calaris, o herbicida sistêmico pós-emergente da Syngenta que é altamente seletivo para a cultura do milho e controla as plantas daninhas ao mesmo tempo que promove a diminuição do fluxo da braquiária, proporcionando sustentabilidade para o crescimento do milho com resultados satisfatórios.

Considerado a evolução das atrazinas, Calaris impede a competição pelos insumos básicos, fazendo com o que a cultura se desenvolva de forma vigorosa, gerando o sombreamento necessário para que a gramínea tenha um lento desenvolvimento por falta de luminosidade.

Além disso, Calaris oferece inúmeros benefícios no desenvolvimento da lavoura, como: 

  • amplo espectro;
  • menor dosagem e
  • três vezes menos embalagens.

evolução das atrazinas oferece alto nível de eficácia, agindo de forma rápida para um controle eficiente das daninhas; com conveniência e seletividade, promovendo o manejo adequado.

Calaris tem ação superior à dos herbicidas padrões de mercado, pois proporciona um controle de forma assertiva e definitiva, evitando surpresas na hora da colheita, como a redução da produtividade dos grãos ocasionada pela matocompetição.

Sempre atenta aos desafios diários do produtor, a Syngenta desenvolve soluções altamente eficazes e assertivas para o manejo da lavoura, proporcionando sua sanidade em todas as etapas de desenvolvimento.

Experimente a eficiência da evolução das atrazinas e comprove os resultados. E para saber mais sobre as soluções e tecnologias da Syngenta para auxiliar o produtor em todas as fases da lavoura, acesse o portfólio completo de produtos e veja como extrair o máximo em produtividade e ganhos com a cultura.

 

NAO TEM SEGUNDO BANNER

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta