Etanol Mais Verde ganha destaque como modelo de sustentabilidade na COP-14

Parceria entre setores público e privado tem promovido ações para a proteção da biodiversidade nas áreas de cultivo de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo

17/12/2018 17:56:32

Atualizado:

23/01/2019 17:45:50

Divulgação

O Brasil é referência mundial no uso de combustíveis renováveis. Em São Paulo, o etanol utilizado na frota flex substituiu mais da metade (57,8%) da gasolina nos primeiros nove meses de 2018. Para garantir a sustentabilidade deste setor no Estado, foi criado, em junho de 2017, o Protocolo Etanol Mais Verde, uma parceria entre os setores público e privado que ganhou destaque na 14ª Conferência das Partes na Convenção Sobre Diversidade Biológica (COP-14), durante o Fórum de Biodiversidade e Negócios, realizado em Sharm El-Sheikh (Egito), nos dias 14 e 15 de novembro.

Assinado pelo Governo do Estado de São Paulo, representado pela Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Agricultura e Abastecimento e Companhia Ambiental Paulista (CETESB), pelo Setor Sucroenergético, através da União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (UNICA), e Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (ORPLANA), o Protocolo direciona ações para a superação dos desafios ambientais que a mecanização da colheita da cana-de-açúcar trouxe consigo.

A recuperação das matas ciliares e nascentes localizadas nas áreas de cultivo canavieiro, proteção da biodiversidade e combate das mudanças climáticas são alguns dos objetivos do Etanol Mais Verde. A assessora da UNICA, Renata Camargo, informou que nos últimos dez anos as usinas signatárias do Protocolo plantaram mais de 38 milhões de mudas de vegetação nativa em mais de 200 mil hectares de áreas de matas ciliares.

Além disso, a parceria tem fomentado a criação de ações entre as usinas e as atividades do entorno, a exemplo dos programas de convivência e de produção acadêmica desenvolvidos pela Syngenta com algumas usinas do Estado de São Paulo. A empresa também implantou o Programa Coexistência, que oferece treinamentos aos apicultores em áreas próximas às de cultivo canavieiro para a convivência harmoniosa das produções.

Os resultados do Etanol Mais Verde foram apresentados pelo Group of Leading Subnational Governments toward Aichi Biodiversity Targets (GoLS), iniciativa entre o Estado de São Paulo, Prefeitura de Aichi (Japão), governos subnacionais das províncias de Ontario e Québec (Canadá), regiões de ANAAE (México) e da Catalunha (Espanha) para a implementação do Plano Estratégico 2011-2020 (Metas de Aichi) focado na proteção e uso sustentável da biodiversidade.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!