Skip to main content

Braquiarão (Brachiaria brizantha)

O braquiarão também é conhecido como capim-marandu, braquiária brizanta ou braquiária do alto e é originário da África

Publicado 16-03-2021 22:22:36

Linkedin Whatsapp
Braquiarião

Sobre o braquiarão

O braquiarão (Brachiaria brizantha) também é conhecido como capim-marandu, braquiária brizanta ou braquiária do alto e é originário da África, isso mostra seu enorme potencial e adaptabilidade ao nosso clima tropical e ao nosso cerrado. Muito usado em pastagens de bovinos. Pertence a um dos grupos de plantas invasoras mais frequentes das lavouras anuais, vegetando nos períodos mais quentes do ano, com uma agressividade competitiva severa, dominando o ambiente que invade.

A altura da planta varia entre 1,5 e 2,5m, com folhas de crescimento ereto e que formam touceiras de tamanho robusto. Suas inflorescências podem atingir até 40cm de comprimento.

Culturas afetadas pelo braquiarão

O braquiarão afeta diversas culturas, em diferentes fases do plantio:

Acácia negra, Algodão, Algodão - OGM, Algodão S.P.D., Ameixa, Amendoim, Arroz, Arroz irrigado, Arroz irrigado S.P.D., Arroz S.P.D., Aveia preta, Azevém, Banana, Cacau, Café, Cana-de-açúcar, Cana-de-açúcar (em Pós-emergencia), Cana-de-açúcar (Soca), Cana-de-açúcar S.P.D., Cebola, Cenoura, Citros, Coco, Eucalipto, Feijão, Fumo, Girassol, Maçã, Mamão, Mandioca, Milho, Milho - Geneticamente Modificado, Milho S.P.D., Nectarina, Pastagens, Pera, Pêssego, Pimentão, Pinus (Florestas implantadas), Repolho, Seringueira (Floresta implantada), Soja, Soja - Geneticamente Modificada, Soja S.P.D., Tomate, Trigo, Trigo S.P.D., Uva, Uva (Pré-plantio)

Danos causados pelo braquiarão

O braquiarão disputa água e nutrientes com a cultura, prejudicando o desenvolvimento pleno da lavoura. Além disso, é uma planta invasora extremamente agressiva e de crescimento rápido, alastrando-se por toda a área produtiva em pouco tempo.

Métodos de controle do braquiarão

Caso o braquiarão não for usado como alimento para bovinos nas pastagens, é necessário que o controle químico com herbicida seja aplicado para conter o avanço dessa planta invasora na lavoura.

Produtos indicados para o manejo do braquiarão

A Syngenta oferece qualidade e tecnologia no combate às ervas daninhas e conta com um portfólio completo de soluções para controlar as pragas que atingem a lavoura. Os produtos recomendados para manejo do braquiarão são:

IMAGEM:

  glossario-de-alvos-braquiarao

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta