Skip to main content

Capim-colonião

O capim-colonião pode ser encontrado em quase todas as regiões do país

Publicado 03-05-2021 23:59:13

Linkedin Whatsapp
Capim-colonião

Sobre o capim-colonião

capim-colonião é uma planta invasora perene, robusta, entouceirada, de colmos com cerosidade branca nos entrenós e raízes fibrosas. Os colmos são simples ou ramificados, cilíndricos na parte superior e achatados na inferior. Já as folhas são bastante longas, em forma de lança e de cor verde-clara.

capim-colonião pode ser encontrado em quase todas as regiões do país e sua germinação é favorecida em temperaturas entre 20ºC e 30ºC.

Ocorre frequentemente em solos secos e férteis, infestando principalmente superfícies cultivadas que já foram pastagens anteriormente. Compete com as culturas e tem ampla dispersão, fator que está relacionado à sua capacidade de produzir uma grande quantidade de sementes por planta, que são facilmente disseminadas pelo vento durante todo o ano.

Culturas afetadas

capim-colonião pode ser encontrado em quase todas as regiões do Brasil, com exceção das regiões mais frias, infestando principalmente as culturas de cana-de-açúcar, citros e grãos.

Danos causados pelo capim-colonião

A daninha tem alta capacidade competitiva: forma uma grande quantidade de massa verde, podendo chegar a 3 metros de altura. Por crescer e se desenvolver rapidamente, o capim-colonião é muito prejudicial quando infesta algum cultivo, pois acaba “cobrindo” a cultura e, consequentemente, diminuindo muito a sua produtividade.

Essa planta é um problema, principalmente, para as lavouras de cana-de-açúcar, pois no início de seu desenvolvimento, se assemelha à cultura, dificultando o controle. Além disso, pode ser hospedeira de nematoides.

Métodos de controle do capim-colonião

O controle eficaz do capim-colonião começa por uma aplicação bem feita de herbicidas, com dose e timing corretos, para evitar a competição das plantas daninhas. Há a possibilidade de combinar herbicidas pré e pós-emergentes, dentro de um plano de manejo antecipado e do constante monitoramento de plantas infestantes.

No milho, por exemplo, o controle de capim-colonião é mais complexo já que, assim como a daninha, a cultura também é uma gramínea. Por isso, é necessário utilizar herbicidas seletivos, que controlem a erva invasora sem prejudicar o milho.

Produtos indicados para manejo

A Syngenta oferece qualidade e tecnologia no combate às ervas daninhas e conta com um portfólio completo de soluções para controlar as pragas que atingem a lavoura. Os produtos recomendados para manejo do capim-colonião são:

Imagens

Capim-colonião

Capim-colonião

NAO TEM SEGUNDO BANNER

Dual Gold Cana

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta