Sobre a lagarta-das-folhas

A lagarta-das-folhas também é popularmente conhecida como lagarta-das-vagens e tem grande incidência na Região Centro-Oeste do país. O ciclo de vida dessa lagarta dura até 35 dias e ocorre em um período mais lento quando comparado a outras pragas, além de possuir menor peso pupal e menor chance de crescimento. A fêmea deposita os ovos na parte inferior do tecido foliar e a eclosão ocorre após quatro dias.

Na lavoura, pode ser facilmente identificada por ter a coloração escura e faixas cor creme ao longo de toda a extensão do corpo, chegando a atingir 52mm de comprimento, movimentando-se de forma vagarosa.

Culturas afetadas pela lagarta-das-folhas

A lagarta-das-folhas afeta diversas culturas, prejudicando a produtividade da lavoura, tais como:

Danos causados pela lagarta-das-folhas

Normalmente, o ataque dessa praga é caracterizado pela desfolha das plantas e pelo ataque severo a vagens e plântulas. Estima-se que o prejuízo possa chegar a 60% da produção, caso o controle da lagarta-das-folhas não seja feito de forma ágil e assertiva.

Métodos de controle da lagarta-das-folhas

É indicado o uso do MIP (Manejo Integrado de Pragas), que integra várias táticas de controle, auxiliando o produtor na melhor tomada de decisão. É uma opção sustentável e economicamente viável ao produtor para o controle de pragas e para a sanidade da lavoura.

O monitoramento periódico verifica, de perto, o aumento populacional das pragas para antecipar ações de controle, que são realizadas com a aplicação de inseticidas.

Produtos indicados para o manejo da lagarta-das-folhas

A Syngenta oferece eficácia e tecnologia no controle das lagartas e conta com um portfólio completo de soluções para auxiliar no combate às pragas. Os inseticidas recomendados são:

Imagens:

glossario-de-alvos-lagarta-das-folhas   glossario-de-alvos-lagarta-das-folhas

glossario-de-alvos-lagarta-das-folhas