Sobre a lagarta-militar

Lagarta-militar é o nome popular dado às larvas do gênero de mariposas da família Noctuidae. A espécie Spodoptera frugiperda, uma das principais delas, é conhecida por seu alto potencial destrutivo nas lavouras, principalmente quando se trata da cultura do algodão, milho, soja, entre outras.

A lagarta-militar apresenta tons verdes e marrons. Para identificar a infestação, deve-se observar os quatro pontos presentes no final do abdômen, formando um quadrado, além da região frontal marcada por um Y, principal característica morfológica da praga.

Culturas afetadas pela lagarta-militar

Por sua característica polífaga, a lagarta-militar se alimenta de plantas pertencentes a diversas famílias, afetando culturas como as do algodão, milho e soja.

Danos causados pela lagarta-militar

Os danos causados pela lagarta-militar tornam-se mais severos no período mais crítico para o desenvolvimento das culturas. Ao afetar as estruturas reprodutivas da planta, a praga atinge os botões florais do algodão em seu estágio inicial e também as folhas, causando perfurações. Em infestações mais graves, a lagarta-militar pode atacar o colmo, causando a queda da planta.

No caso da lavoura de soja, a lagarta-militar pode ser encontrada no solo, sob restos culturais e torrões de terra, onde posteriormente irá se alimentar de plântulas ou atacando a parte aérea, causando desfolha. A praga afeta também de maneira agressiva a cultura do milho, causando danos como a destruição do cartucho e espigas danificadas.

Métodos de controle da lagarta-militar

Para o controle da lagarta-militar, é recomendada a aplicação de inseticidas registrados para a cultura, junto ao monitoramento da lavoura e a rotação de culturas.

Produtos indicados para o manejo da lagarta-militar

A Syngenta conta com um portfólio de inseticidas para você alcançar o máximo potencial produtivo, protegendo a sua cultura de diversas pragas. Para o manejo da lagarta-militar, o produto mais indicado é Proclaim e Ampligo.