Skip to main content

Lagarta verde

A lagarta verde, também conhecida como mandarová do fumo, é a forma jovem de uma mariposa da família dos Esfingídeos

Publicado 24-03-2021 21:53:01

Linkedin Whatsapp
Lagarta-verde

Sobre a lagarta verde

A lagarta verde, também conhecida como mandarová do fumo, é a forma jovem de uma mariposa da família dos Esfingídeos, que reúne mariposas médias ou grandes, robustas e de hábito noturno. Portanto, o inseto faz parte da ordem Lepidoptera, dos insetos que apresentam asas cobertas de escamas em sua fase adulta.

A lagarta verde tem aproximadamente 70mm de comprimento, com faixas finas laterais na cor branca. Essa lagarta desfolhadora apresenta mais riscos pouco antes de atingir a forma adulta, reconhecida quando a aorta, um longo vaso pulsante que percorre a dorsal da lagarta, torna-se visível.

Culturas afetadas pela lagarta verde

A lagarta verde afeta as seguintes culturas:

Danos causados pela lagarta verde

A lagarta verde afeta as folhas de plantas solanáceas, como o tomate e a mandioca, além de seu grande impacto nas plantações de fumo. O dano nas folhas causa o atraso no desenvolvimento da lavoura.

Métodos de controle da lagarta verde

Para o controle da lagarta verde, são indicados os seguintes métodos de controle:

a) aplicação de inseticidas registrados para a cultura;

b) controle biológico: através dos parasitos endógenos Apanteles sp. e Belvosia bifasciata ou a espécie de vespa Cotesia congregata, cujos ovos parasitam a lagarta.

Conheça o portfólio de produtos Syngenta

A Syngenta conta com um portfólio de inseticidas para você alcançar o máximo potencial produtivo, protegendo a sua cultura de diversas pragas.

 

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta