Skip to main content

Percevejo-marrom

O percevejo-marrom é uma das mais agressivas pragas da soja

Publicado 05-04-2021 14:23:37

Linkedin Whatsapp
Percevejo-marrom

Sobre o percevejo-marrom

O percevejo-marrom, da ordem Hemiptera, é uma das mais agressivas pragas da soja. Sua infestação ocorre em todas as regiões produtivas do grão, com maior densidade populacional em lugares de climas mais quentes, como o norte do Estado do Paraná e as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.

Essa praga, também chamada de percevejo-da-soja, apresenta cerca de 11mm de comprimento, coloração marrom-escura e dois prolongamentos laterais em forma de espinhos. Tanto as ninfas – de coloração cinza – quanto a versão adulta do percevejo causam danos às lavouras.

Culturas afetadas pelo percevejo-marrom

O percevejo-marrom afeta principalmente a cultura da soja, além do algodão e do girassol.

Danos causados pelo percevejo-marrom

A sucção dos grãos feita pelo percevejo-marrom acarreta grãos de soja de qualidade inferior, com peso até 40% menor do que os grãos sadios. A praga pode afetar a cultura da soja durante o cultivo, a partir da etapa de formação de vagens, mas também atingir os grãos armazenados.

Métodos de controle do percevejo-marrom

a) aplicação de inseticidas;

b) controle biológico: inimigos naturais presentes nas lavouras de soja, sendo o Trissolcus basalis e o Telenomus podisi aqueles com maior potencial para controle biológico do percevejo-marrom.

Produtos indicados para o manejo do percevejo-marrom

A Syngenta conta com um portfólio de inseticidas para você alcançar o máximo potencial produtivo, protegendo a sua cultura de diversas pragas. Para o manejo do percevejo-marrom,  Engeo Pleno S é o produto mais indicado.

Imagens:

glossario-de-alvos-percevejo-marrom   glossario-de-alvos-percevejo-marrom

NAO TEM SEGUNDO BANNER

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta