Skip to main content

Pulgão-preto

O pulgão-preto é um inseto sugador que causa danos em plantas geralmente jovens, atacando brotações, folhas em desenvolvimento e botões florais

Publicado 23-04-2021 08:42:01

Linkedin Whatsapp
pulgão-preto

Sobre o pulgão-preto

É um inseto sugador que vive em colônias e que apresenta coloração marrom quando jovem e preta quando adulto. A maior incidência e infestação do pulgão-preto ocorre em períodos de seca prolongada.

Os adultos podem assumir formas aladas ou ápteras, ou seja, sem asas. Têm um ciclo de vida simples e taxa de reprodução elevada, causando infestações rápidas e severas.

Culturas afetadas pelo pulgão-preto

O pulgão-preto é encontrado na cultura de citros.

Danos causados pelo pulgão-preto

O inseto causa danos em plantas geralmente jovens, atacando brotações, folhas em desenvolvimento e botões florais. O longo aparelho bucal perfurante suga a seiva, causando atrofia e encarquilhamento das folhas e dos brotos. Também excreta um líquido açucarado, que pode induzir a formação de fumagina, cujo fungo é prejudicial à respiração e à fotossíntese da planta.

O pulgão-preto é transmissor do vírus causador da doença conhecida como “tristeza dos citros”.

Métodos de controle do pulgão-preto

Inicialmente, o controle do pulgão-preto é realizado por meio de inimigos naturais, como joaninhas e vespas Aphidius sp. No entanto, quando o ataque é intenso e generalizado, é necessário entrar com o controle químico através da pulverização de inseticidas quando já houver insetos adultos presentes nas brotações.

Produtos indicados para manejo do pulgão-preto

A Syngenta oferece qualidade e tecnologia no combate às principais pragas. Entre as soluções de seu portfólio de produtos para controlar o pulgão-preto, estão:

Imagens:

pulgão-preto

pulgão-preto

NAO TEM SEGUNDO BANNER

Banner do inseticida Durivo

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta