Skip to main content

Herbicidas no manejo de daninhas: como escolher o ideal?

A matocompetição reduz a produtividade e as perdas podem comprometer até 40% do canavial

Publicado 20-06-2020 23:54:18

Linkedin Whatsapp
Herbicidas no manejo de daninhas: como escolher o ideal?

Em busca dos melhores resultados e boa produtividade da cana-de-açúcar, é preciso estar atento aos cuidados com a cultura durante todo o ciclo. A sanidade da lavoura, assim como a qualidade da produção dependem dos nutrientes presentes no solo, do clima e da realização do manejo eficaz.

Um dos principais desafios para o produtor é o monitoramento de plantas daninhas, já que elas competem com a cultura por luz, água, nutrientes e, na colheita, podem causar danos operacionais.

A matocompetição pode reduzir consideravelmente a produtividade dos canaviais, com perdas que podem chegar a 40%. Com as plantas infestantes ainda pequenas, o produtor pode usar um herbicida pós-emergência impedindo que as daninhas, além de comprometerem o desenvolvimento da planta, atrapalhem o rendimento operacional das colhedoras.

Entre as plantas daninhas mais comuns na lavoura de cana-de-açúcar e que merecem atenção especial do produtor rural estão:

  • Capim-colchão (Digitaria horizontalis);

  • Capim-colonião (Panicum maximum Jacq);

  • Corda-de-viola (Ipomoea sp) e

  • Corda-de-viola (Merremia cissoides).

Para conter a matocompetição, herbicidas com espectro de ação ampliada colaboram para a proteção da planta e são uma solução assertiva.

A importância da escolha do herbicida no combate às daninhas

Quando as plantas daninhas insistem em permanecer na lavoura, o adequado é utilizar um herbicida pós-emergente que seja eficiente no manejo tanto das folhas estreitas quanto das folhas largas.

Altamente seletivo para cana-de-açúcar, Calipen SC® age no controle das invasoras sem prejudicar a cultura e contribui para o desenvolvimento do canavial.

Agindo de forma assertiva e eficaz em todos as situações da cana, a ação do herbicida da Syngenta ajuda no crescimento saudável da planta. Além disso, é compatível com outros produtos.

O herbicida para cana pós-emergente da Syngenta possui amplo espectro de controle, combatendo as daninhas de folhas largas e estreitas, tudo isso sem causar danos à cultura, proporcionando também mais proteção no momento do uso. Calipen SC oferece praticidade ao produtor, por conta de sua baixa dosagem e menor volume de embalagens.

Sempre junto ao agricultor canavieiro, a Syngenta oferece um portfólio completo para o manejo de ameaças com soluções pautadas pela tecnologia e inovação, para todas as fases de sua cultura.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.

NAO TEM SEGUNDO BANNER

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta