Skip to main content

Hortifrúti: proteja sua produtividade com controle único de pragas

A diversidade de pragas que atacam a lavoura é um grande desafio ao produtor, já que os prejuízos podem atingir todos os estádios das culturas. Veja como controlá-las no momento certo

Publicado 26-08-2021 16:00:45

Linkedin Whatsapp
Lavoura de tomate

O hortifrúti é parte importante do agronegócio nacional e apresenta perspectivas positivas para os próximos meses, com o aumento da procura por alimentos saudáveis. De acordo com o relatório anual da Innova Market Insights, Top Ten Trends for 2021, a alimentação à base de frutas e hortaliças está no topo das tendências para este ano. No entanto, para aproveitar esse bom momento, é necessário que o produtor fique atento ao ataque de pragas, que compromete significativamente a produtividade das lavouras.

Entre as pragas mais comuns, destacam-se mosca-branca, mosca-minadora, ácaros e brocas, que podem atingir todos os estádios da cultura e causar sérios danos econômicos, impactando a rentabilidade do produtor.

Por isso, identificar as ameaças e controlá-las no momento certo é fundamental para atingir resultados satisfatórios no final da colheita.

Conheça as principais ameaças do hortifrúti

O mercado de hortaliças do Brasil é bastante diversificado, e o clima tropical favorece o desenvolvimento de alguns insetos. Com isso, a cultura de hortifrúti fica suscetível ao ataque de pragas desde a semeadura até a colheita.

Conhecer as características das principais pragas é importante para definir estratégias, dentro do MIP (Manejo Integrado de Pragas), que sejam eficazes no controle dessas ameaças:

  • Mosca-branca (Bemisia tabaci): inseto sugador altamente polífago – ou seja, que se alimenta de várias culturas – e que provoca uma rápida infestação. Ao se alimentar das plantas, libera substâncias que favorecem o aparecimento de fungos que causam a fumagina, a qual cobre as folhas com uma camada escura que impede a atividade fotossintética, ocasionando perda de produtividade.

Mosca-branca

  • Ácaro-rajado (Tetranychus urticae): é uma praga presente em diversas culturas, como tomate e melão. Desenvolve-se em regiões com temperatura média de 25°C e, ao atacar, cria perfurações que deixam a coloração da superfície das folhas amarelada, podendo necrosar a planta. Em casos de alta infestação, a redução na taxa fotossintética reflete em uma queda na produção de frutos.

Ácaro-rajado

  • Mosca-minadora (Lyriomyza huidobrensis): as larvas abrem minas no interior das folhas, destruindo-as parcialmente ou totalmente por meio da alimentação dos tecidos. Em alguns casos, quando o ataque é muito intenso, podem prejudicar completamente o desenvolvimento da lavoura. A espécie atinge diversas culturas e ocasiona uma rápida infestação.

Mosca-minadora

Além de conhecer as características das principais pragas, o monitoramento constante faz parte das boas práticas adotadas no manejo integrado, verificando a evolução dos níveis populacionais para que o dano econômico não aconteça. Também é importante que o produtor invista em um inseticida consistente para o controle de diversas ameaças.

Um novo patamar de performance contra as pragas

Para controlar a diversidade de pragas que existem nas lavouras de hortifrúti, a Syngenta desenvolveu Minecto® Pro, inseticida foliar multicultura que oferece um novo patamar de controle e performance em relação a outros produtos.

Sua formulação potente tem amplo espectro de controle devido à combinação de dois ingredientes ativos com diferentes mecanismos. O Ciantraniliprole é um modulador do receptor de rianodina que causa a contração muscular descontrolada da praga, paralisando-a e cessando a sua alimentação. Já a Abamectina ativa os canais de cloro GABA e H-glutamato nas células, bloqueando os sinais nervosos da praga.

Ingredientes ativos Minecto Pro

A sinergia da formulação proporciona o controle superior de diversas pragas, como mosca-branca, mosca-minadora, ácaros, traças, pulgões, lagartas, tripes e psilídeos. Além disso, Minecto® Pro apresenta os seguintes diferenciais:

  • Formulação inovadora: com suspensão concentrada, proporciona facilidade de aplicação e mais eficácia no controle;

  • Rápida ação de controle: tem rápida penetração por conta do movimento translaminar, que torna a ação do produto mais eficiente na planta;

  • Efeito residual mais longo: por conta da rápida absorção dos ativos na folha, evita a perda por fotodegradação;

  • Performance consistente: pode ser aplicado em diferentes situações de pressão de praga e de clima.

Minecto® Pro: resultados superiores no controle de pragas

Quando comparado a outros produtos, Minecto® Pro eleva a produtividade de forma significativa, pois apresenta o controle único de pragas, desde ninfas até insetos adultos, sendo uma solução curinga para a lavoura.

Testes realizados no campo comprovam que a rápida ação e a alta tecnologia do inseticida da Syngenta proporciona resultados superiores no hortifrúti. Os gráficos abaixo mostram a superioridade do controle de Minecto® Pro na mosca-branca, tanto em ninfas como adultos, em duas áreas de tomate localizadas em Goiás:

Resultados Minecto Pro Goiás

Minecto® Pro também obteve bons resultados no controle de ácaro-rajado e de mosca-minadora no tomate. Confira:

Resultados Minecto Pro mosca-minadora

Resultados Minecto Pro ácaro rajado

A Syngenta conta com um portfólio completo de soluções, resultado da constante inovação em tecnologias, serviços e pesquisa, para auxiliar o produtor a enfrentar os inúmeros desafios da lavoura, contribuindo para a máxima produtividade.

 

NAO TEM SEGUNDO BANNER

Conteúdos Relacionados

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta