Skip to main content

Iniciativa une o agronegócio à preservação ambiental

Aumentar a produção sem causar danos ambientais é um desafio a ser superado – e a resposta pode estar no uso inteligente das tecnologias

Publicado 02-09-2021 15:14:10

Linkedin Whatsapp
Mãos semeando muda de planta no solo

A adoção de práticas sustentáveis na agricultura faz com que os produtores se tornem aptos a manter a proteção natural proveniente da biodiversidade nas áreas cultiváveis, além de melhorar a conservação dos recursos naturais e reduzir drasticamente o impacto ambiental.

Foi pensando nisso que, em 2013, a Syngenta criou o Plano de Agricultura Sustentável, em que foram estabelecidos seis compromissos em prol da sustentabilidade da agricultura e do desenvolvimento das comunidades rurais. Os compromissos foram divididos em quatro áreas, cujos objetivos são:

  • Acelerar a inovação;
  • Trabalhar para que a agricultura seja neutra em carbono;
  • Promover a segurança e a saúde das pessoas;
  • Construir parcerias de impacto para fomentar a agricultura sustentável

Um levantamento mostra que, durante a primeira etapa do projeto, foram capacitados mais de 42 milhões de trabalhadores agrícolas no mundo – só no Brasil, foram mais de 1 milhão –, número que supera a meta inicial de 20 milhões para 2020.

Já em 2020, teve início a segunda fase do Plano, que vai até 2025. Nessa etapa, o foco da Syngenta está em ajudar a reduzir a pegada de carbono presente na atividade agrícola e auxiliar os produtores a enfrentar as mudanças climáticas. Para isso, o objetivo é reduzir a intensidade de carbono de nossas operações em 50%, até 2030. Conheça todas as ações do Plano de Agricultura Sustentável.
 

Evolua com a Syngenta

Não é de hoje que o desenvolvimento de uma agricultura sustentável vem sendo discutido em todo o mundo. No Brasil, a agricultura começou a sofrer alterações nos métodos de produção tradicionais a partir de 1950, com a modernização das técnicas produtivas que avançaram com o passar dos anos. Isso fez com que o conhecimento convencional e as técnicas de trabalho consideradas mais sustentáveis fossem substituídos por formas de produção modernas, que aumentaram gradativamente os impactos ambientais.

Ciente de seu papel na sociedade e a fim de contribuir com ações sustentáveis, a Syngenta desenvolveu a plataforma digital Aplica Certo, uma ferramenta online que busca promover e incentivar a educação socioambiental aos produtores rurais. Através dela, é possível assistir a aulas onlines e gratuitas a fim de atualizar os conhecimentos sobre como usar os defensivos agrícolas com responsabilidade, para a segurança de sua saúde e do meio ambiente.

Dentre as diversas ações disponíveis na plataforma da Syngenta, o produtor pode contar com o curso Boas Práticas na Proteção de Cultivos, que é uma das iniciativas voltadas para capacitação com foco no uso correto e seguro de defensivos, proporcionando uma utilização mais segura e um manejo mais eficiente e sustentável da lavoura.

Sempre ao lado do produtor, a Syngenta desenvolveu a plataforma Aplica Certo, uma ferramenta completa com treinamentos gratuitos para promover o conhecimento do público sobre as boas práticas agrícolas. Acesse e saiba mais!

NAO TEM SEGUNDO BANNER

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta