Produto de extrema importância para o agronegócio brasileiro, a soja tem registrado uma produção com resultados crescentes anualmente, colocando o Brasil junto dos principais produtores e exportadores do grão em todo o mundo.

Com o objetivo de proteger a lavoura e proporcionar resultados positivos na sanidade da planta ao longo de todo o ciclo, na qualidade do grão e na boa produtividade, o manejo realizado com as soluções adequadas e no período certo é um aliado do produtor.

A incidência de pragas é um fator preocupante, já que pode comprometer os bons resultados na lavoura de soja. O que contribui para o controle preventivo é o monitoramento da cultura e a aplicação de inseticidas que protejam com eficácia a planta, afastando as ameaças.

Reconhecer as características das pragas auxilia no combate

Saber identificar as principais pragas que atacam a lavoura de soja, com atenção aos danos causados por elas e a forma como agem, ajuda na escolha dos métodos de controle mais eficientes.

Entre as ameaças que mais podem ser observadas na plantação, é importante direcionar a atenção para:

  • Mosca-branca

A praga é um inseto sugador que também atua como hospedeiro de doenças que podem ser transmitidas para a planta, além dos seus dejetos serem alimento do fungo fumagina. O ataque ocorre de forma mais severa no período do enchimento de grãos e os danos causados vão desde a redução do desenvolvimento da planta até a necrose da haste de soja.

  • Lagartas

São várias as espécies de lagartas que incidem na lavoura de soja, que concluem seu ciclo de desenvolvimento se alimentando de diversas partes da estrutura da planta e causam prejuízos altos para quem produz. Causando desfolha das plantas, se alimentando do caule e das vagens, elas comprometem de forma significativa o desenvolvimento e a colheita da soja. Entre as que atacam de forma mais severa a lavoura e são sinônimo de perdas para o produtor, estão:

  • Lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus);
  • Lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis) e
  • Lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens).
  • Ácaros

Esse tipo de praga se abriga e cresce na parte inferior do tecido foliar e, em muitos casos, só pode ser identificado com o uso de uma lupa. Mesmo assim, sua ação pode ser percebida a partir das células mortas da folha, que se tornam visíveis a partir de pontos claros que se espalham em toda a sua superfície. Sem sintomas uniformes e com ataques que podem ocorrer em qualquer fase do desenvolvimento da planta depois da emergência, os ácaros mais agressivos e danosos para a cultura da soja são:

  • Ácaro-rajado (Tetranychus urticae);
  • Ácaro vermelho (Tetranychus ludeni ou desertorum);
  • Ácaro-branco (Polyphagotarsonemus latus) e
  • Ácaro-verde (Mononychellus planki).

Solução única para diversas pragas

São várias as ameaças que cercam a lavoura de soja e demandam de constante atenção do produtor. Estes pontos de cuidado são intensificados quando há o conhecimento de que os danos causados pelas pragas, se não forem controlados da melhor forma, resultam até na perda total da lavoura.

Com uma única ferramenta de controle que age de forma assertiva e preventiva contra várias pragas, a Syngenta disponibiliza em seu portfólio o Minecto Pro, que previne a lavoura da ação de possíveis pragas e gerencia a resistência ao longo das aplicações.

O novo inseticida da Syngenta é a união de duas características imprescindíveis, que fazem do produto um grande aliado do produtor rumo aos melhores resultados para a lavoura de soja: amplo espectro de controle e manejo antirresistência.

Sua composição apresenta a sinergia de duas importantes moléculas, a ciantraniliprole e a abamectina, que atuam para que o amplo espectro seja combinado aos demais benefícios gerados pela aplicação do produto.

São elementos que tornam a ação de Minecto Pro ainda mais assertiva e eficaz na lavoura.

Considerada um novo patamar de performance por oferecer uma única solução para diversas pragas, a solução da Syngenta oferece melhor controle para pragas como mosca-branca (ninfas e adultos), lagartas e ácaros e possui formulação que age com rapidez, superioridade e otimização no combate.

Essa é mais uma solução da Syngenta para ajudar o sojicultor no combate às pragas que ameaçam a lavoura de soja. É importante destacar que a empresa oferece um portfólio de produtos completo para a realização do manejo integrado de pragas, com soluções e tecnologias para as diferentes fases de sua cultura.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.