Skip to main content

O que você precisa saber para controlar as lagartas da soja

A fase de enchimento dos grãos está chegando e é o momento crítico para o ataque das pragas, que podem causar sérios prejuízos na produtividade. Confira dicas de como eliminá-las de forma rápida e implacável para manter a sanidade da lavoura

Publicado 10-03-2021 18:27:08

Linkedin Whatsapp
O que você precisa saber para controlar as lagartas da soja

O plantio da soja avançou no país e logo as áreas produtivas chegam no momento de enchimento de grãos, uma fase crucial na produtividade da oleaginosa e, também, propícia à infestação de lagartas de difícil controle.

Essas pragas podem atacar todos os estádios de desenvolvimento da cultura e causam grandes prejuízos na produtividade se não forem controladas no tempo certo. Entre as espécies mais devastadoras e que merecem atenção do sojicultor, estão:

  • Lagarta helicoverpa (Helicoverpa armigera): em 2013, essa praga atingiu altos níveis populacionais nas lavouras do Cerrado e provocou prejuízos bilionários nas áreas produtivas. É uma espécie polífaga, que se alimenta de outras culturas e se adapta facilmente em qualquer ambiente. São as ninfas de 3º ínstar que mais destroem o campo ao se alimentarem da seiva nutritiva das vagens e plantas, impedindo o seu desenvolvimento.

o-que-voce-precisa-saber-para-controlar-as-lagartas-da-soja

  • Lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens): sua característica é de desfolha na lavoura, pois se alimenta do limbo foliar, deixando apenas nervuras. As hastes ficam fracas e quebradiças, prejudicando o potencial de desenvolvimento das plantas. É uma lagarta que se esconde no baixeiro e seu modo de se locomover se assemelha à medição de palmos – por isso o nome falsa-medideira.

o-que-voce-precisa-saber-para-controlar-as-lagartas-da-soja

O MIP (Manejo Integrado de Pragas) é a união de várias práticas agrícolas e a tomada de decisão precisa no manejo de controle de lagartas tem como objetivo a sanidade da lavoura. Entre as ações indicadas, estão a adoção do vazio sanitário, o monitoramento periódico e a escolha de um inseticida eficaz.

 

Matérias relacionadas

Combate às lagartas de difícil controle já é realidade

Lagartas da soja: atenção para o alto risco de ataques

Soja: seja implacável contra as lagartas na sua lavoura

 

Controle implacável das lagartas: 5 coisas que você precisa saber

Quando a densidade populacional das lagartas atinge um nível que cause prejuízo econômico ao produtor, é o momento certo de entrar com a aplicação do inseticida. Para a tomada de decisão, é necessário que o monitoramento seja feito periodicamente de modo a acompanhar, de perto, como anda a evolução dessas ameaças na lavoura.

Proclaim é o inseticida da Syngenta que oferece rápida ação de choque e residual, controlando as lagartas poucas horas após a aplicação. Veja os 5 diferenciais que você precisa saber sobre essa solução:

  1. A formulação contém benzoato de emamectina como princípio ativo, que paralisa as lagartas em pouco tempo devido ao bloqueio da alimentação através da paralisia de músculos e células nervosas.
  2. Por ser altamente seletivo, o produto não prejudica os inimigos naturais da lavoura.
  3. Por ser um novo modo de ação no controle de lagartas, também é uma ótima ferramenta de manejo antirresistência.
  4. É eficiente nos dois lados da folha por conta da ação translaminar, protegendo a planta por mais tempo.
  5. A solução possui ação ovi-larvicida, ou seja, controla as lagartas durante todo o período de desenvolvimento, desde ovo até a fase adulta.

O posicionamento de Proclaim na lavoura é recomendado no fechamento da cultura, momento em que o ataque das lagartas é mais intenso e as plantas estão em seu estádio mais sensível, no enchimento dos grãos.

o-que-voce-precisa-saber-para-controlar-as-lagartas-da-soja

Não espere que as altas infestações prejudiquem a sua produtividade. Conte com o portfólio de produtos da Syngenta para o manejo consciente da lavoura.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.

NAO TEM SEGUNDO BANNER

Proclaim Algodão

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta