Para lidar com as doenças da soja, o produtor precisa de uma solução flexível e polivalente

Fungicida de amplo espectro deve ser utilizado de forma isolada ou em combinação com outros produtos

29/03/2019 14:57:03

Atualizado:

29/03/2019 15:01:05

Atualmente, uma das práticas inquestionáveis em relação ao manejo consciente das doenças na soja diz respeito à utilização de um fungicida parceiro junto ao fungicida principal, como forma de se obter uma melhor eficiência de controle das doenças da soja - isso evita, inclusive, o aparecimento de resistência.

Neste sentido, Cypress é o fungicida para soja da Syngenta que combina dois ingredientes ativos – ciproconazol e difenoconazol – e tem se mostrado um excelente aliado no combate às doenças na lavoura. O produto é perfeito para complementar a ação do fungicida de sítio específico, como o Elatus, através de uma interação sinérgica capaz de potencializar o combate às doenças da soja nas primeiras aplicações da cultura, principalmente a ferrugem.

É importante o produtor estar sempre atento, ao longo de todo o ciclo da cultura, para que as infestações não saiam do controle. Um bom exemplo são as doenças de final de ciclo, mais conhecidas por DFCs - compostas por cercospora (Cercospora kikuchii), antracnose (Colletotrichum truncatum) e oídio (Erysiphe difusa) – que, juntamente com a mancha-alvo (Corynespora cassiicola), podem ocasionar danos severos nos últimos estágios de desenvolvimento da lavoura.

“Estas infestações podem se acentuar se a área tiver passado por períodos de elevada umidade do clima e/ou maior molhamento foliar, proporcionando condições gerais favoráveis ao desenvolvimento destas doenças, principalmente no momento de fechamento das entrelinhas da cultura da soja, quando forma-se um microclima ideal para a disseminação das DFCs”, explica Paulo Laurente, gerente de fungicidas da Syngenta. 

Cypress pode ser utilizado tanto como principal fungicida no controle das doenças de final de ciclo quanto como potencializador de outros produtos nas primeiras aplicações, trazendo flexibilidade e comodidade ao produtor.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!