Sem tempo ruim: multissítio resistente à chuva é aliado no manejo de doenças da soja

Com tecnologia Bravo, produto assegura maior cobertura foliar e alta fixação, impedindo que seja lavado pela chuva

26/02/2019 15:45:07

Atualizado:

26/02/2019 15:46:37

A ferrugem asiática é a doença de maior impacto na cultura da soja no Brasil, podendo causar perdas de até 90% da produção. Presente em todo o país, o fungo se desenvolve em clima quente e úmido. Na safra 2018/2019 foram registrados, até o momento, 331 casos da doença distribuídos pelas principais regiões produtoras.

A forma ideal de controle é através do manejo consciente. A estratégia faz parte do programa da Syngenta para evitar a possível redução na sensibilidade dos fungos aos defensivos. O clima chuvoso, porém, pode dificultar a aplicação e absorção de alguns fungicidas e multissítios.

Pensando neste problema, a Syngenta disponibiliza em seu portfólio de proteção de cultivos o multissítio Bravonil, que, associado a outros fungicidas, é uma importante ferramenta no controle do complexo de doenças da soja e no manejo de resistência. O produto conta com a tecnologia Bravo, que assegura maior cobertura foliar e alta fixação, impedindo que ele seja lavado pela chuva.

Sua formulação garante uma calda mais homogênea que não entope o bico e facilita o manuseio e a cobertura das aplicações. Além da conveniência e eficiência, é indicado para todas as fases da soja.

“Com todas as mudanças de sensibilidade dos fungos, os multissítios têm demonstrado cada vez mais seu valor primordial na proteção da cultura da soja”, afirma Fabiano Siqueri, pesquisador da Fundação MT. Sobre o desempenho do Bravonil, o especialista destaca a boa interação com os produtos sistêmicos e o controle complementar, principalmente sobre as Doenças de Final de Ciclo (DFC) e mancha-alvo.

 “Além disso, é um produto que tem uma formulação líquida bastante interessante para produtores que deixam de utilizar multissítios por dificuldade operacional de se aplicar”, enfatiza Siqueri. “É um produto que se encaixa muito no manejo consciente, no controle químico das doenças da cultura da soja além da ferrugem”, finaliza.

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!