Skip to main content

Soja: infestação de helicoverpa preocupa produtores no MT

Um verdadeiro pesadelo no campo, a praga reapareceu na safra 20/21 e deixa os agricultores em estado de atenção, já que os prejuízos causados por ela impactam na qualidade e na produtividade da cultura

Publicado 24-11-2020 01:21:19

Linkedin Whatsapp
Soja: infestação de helicoverpa preocupa produtores no MT

O produtor rural enfrenta diversos problemas durante o ciclo da lavoura, seja com o favorecimento das condições climáticas para uma boa safra ou a preocupação com a sanidade do campo, protegendo as plantas do ataque de pragas que podem comprometer a qualidade e a produtividade da cultura.

Nas últimas semanas, o aparecimento da lagarta Helicoverpa armigera nas lavouras de soja do Mato Grosso, estado com maior área plantada da cultura no país, ligou o alerta do setor agrícola devido aos transtornos que essa praga já trouxe e traz para o campo.

Na cultura da soja, a helicoverpa está entre as pragas mais temidas. Nos anos de 2013 e 2014, causou prejuízos bilionários no campo e o seu difícil controle fez com que muitos sojicultores do Centro-Oeste perdessem toda a lavoura ou boa parte dela por conta dos danos que causa nas plantas.

_____________________________________________________________________________________________________________

Lagarta Helicoverpa armigera: a vilã da lavoura

Apontada como uma das piores pragas das lavouras de soja, a Helicoverpa armigera é uma lagarta polífaga, ou seja, que se alimenta de diversas culturas e tem um ciclo de vida em torno de 20 dias.

Considerada uma praga de difícil controle, suas características no campo são:

  • presença desde a emergência da planta até o final do ciclo;
  • ataque de frutos e botões florais da planta para alimentação;
  • rápida dispersão e locomoção, o que dificulta a sua identificação.

soja-infestacao-de-helicoverpa-preocupa-produtores-no-mt

_____________________________________________________________________________________________________________

Helicoverpa X Operação Praga Zero: manejo assertivo contra a praga

A infestação de pragas na lavoura é sempre motivo de grande preocupação para os produtores, já que eleva o custo de produção e compromete a produtividade. Atenta às necessidades do campo, a Syngenta desenvolveu a Operação Praga Zero que, desde setembro de 2019 orienta e dá suporte para agricultores e agrônomos sobre as melhores práticas de manejo contra as pragas de difícil controle.

No caso da helicoverpa, os especialistas dão todo o suporte ao sojicultor para posicionar o melhor momento da aplicação do inseticida no manejo, extraindo os benefícios do controle da praga antes que ela gere prejuízos.

soja-infestacao-de-helicoverpa-preocupa-produtores-no-mt

Seja implacável contra a helicoverpa

Dentro do portfólio de Syngenta, Proclaim é o inseticida indicado no controle da helicoverpa com rápida ação de choque e longo efeito residual, eficiente também no combate à infestação de outras lagartas de difícil controle.

Entre os benefícios de Proclaim na lavoura de soja, podemos destacar:

  • controle superior: a rápida ação de choque deixa a planta protegida e bloqueia a alimentação da helicoverpa no momento do ataque;
  • seletividade: altamente seletivo aos inimigos naturais presentes na lavoura;
  • ação translaminar: a tecnologia permite que o inseticida se mova dentro das folhas, protegendo-o das lavagens das chuvas e proporcionando um excelente período de controle das lagartas. 

Ao menor sinal de lagartas Helicoverpa armigera na lavoura, não hesite em entrar com as boas práticas agrícolas para o controle superior dessas pragas no campo. Consulte o portfólio completo de soluções da Syngenta e mantenha sua lavoura saudável e produtiva durante todo o ciclo.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo

NAO TEM SEGUNDO BANNER

Proclaim Algodão

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta