Skip to main content

Soja: livre-se dos percevejos nas primeiras aplicações

Uma das preocupações dos produtores no início da safra são os percevejos, que podem causar sérios danos na lavoura. Antecipe a proteção da sua cultura e mantenha sua produtividade com uma solução que oferece ação de choque e residual prolongado

Publicado 19-11-2020 15:53:38

Linkedin Whatsapp
Soja: livre-se dos percevejos nas primeiras aplicações

Não é de hoje que o complexo de pragas da soja preocupa os produtores. Entre as ameaças que chamam a atenção dos sojicultores, estão os percevejos, que levam à redução do rendimento da safra por atacarem as hastes e os grãos, comprometendo sua qualidade.

Os percevejos sobrevivem na entressafra, dificultando seu controle pelos sojicultores. Por isso, com o início do plantio, é possível que eles permaneçam na palhada ou ainda em plantas daninhas – que são hospedeiras da praga – e se reproduzam à medida que as plantas vão crescendo.

Quais percevejos atacam a lavoura?

Estima-se que os percevejos podem causar prejuízos que chegam a até 60% de perda em produtividade na lavoura de soja, um impacto bem significativo também na rentabilidade do produtor ao fim da safra. Geralmente, as ninfas são responsáveis por 70% dos danos, enquanto os adultos respondem pelo percentual restante.

Entre as espécies existentes, três são as que mais preocupam os produtores, especialmente pela facilidade de se reproduzir e aumentar a população em pouco tempo. Conheça as características de cada uma dessas pragas:

  • Percevejo-marrom (Euschistus heros): é uma das espécies de percevejos mais comuns na lavoura e são as ninfas de 3º ínstar que provocam os principais danos na soja. Elas se alimentam dos grãos, sugando a seiva dos ramos e as hastes da vagem, deixando a planta fraca. Além disso, injetam toxinas nas plantas que provocam a grande retenção foliar.

soja-livre-se-dos-percevejos-nas-primeiras-aplicacoes

  • Percevejo-verde-pequeno (Piezodorus guildinii): o prejuízo causado pela infestação dessa praga pode atingir as safras futuras, pois ao sugar todos os nutrientes da planta, o percevejo prejudica a germinação com a redução do teor de óleo da planta, ocasionando a perda de peso dos grãos, que não se desenvolvem como deveriam.

soja-livre-se-dos-percevejos-nas-primeiras-aplicacoes

  • Percevejo-da-soja ou percevejo-verde (Nezara viridula): é considerada uma das pragas mais preocupantes no campo, pois as ninfas de 3º ínstar alimentam-se da estrutura reprodutiva da soja, injetando toxinas que provocam o chochamento dos grãos, impactando a produtividade da lavoura.

soja-livre-se-dos-percevejos-nas-primeiras-aplicacoes

O monitoramento constante dos percevejos atrelado ao uso de um inseticida sistêmico são ferramentas eficazes para o controle dessas pragas na soja. Dentro do MIP (Manejo Integrado de Pragas), o pano-de-batida é a técnica mais indicada para avaliar o aumento populacional dos insetos e, junto à solução Engeo Pleno S, da Syngenta, atua com alta performance no combate desses insetos.

Nunca foi sorte, sempre foi Engeo Pleno

Não espere que os percevejos acabem com a produtividade da lavoura. Logo nas primeiras aplicações de controle das pragas, Engeo Pleno S é o inseticida assertivo para uso no campo.

O grande diferencial de Engeo Pleno S para outros inseticidas voltados aos percevejos da soja está na performance superior com ação de choque e efeito residual prolongado, devido à exclusiva Tecnologia Zeon, protegendo a safra dos ataques desses insetos.

_____________________________________________________________________________________________________________

Tecnologia Zeon: mais proteção para sua soja

A Syngenta desenvolveu a exclusiva Tecnologia Zeon, que compõe a formulação de Engeo Pleno S, um inseticida sistêmico que proporciona resultados superiores no campo contra as pragas.

Após a aplicação, as microcápsulas se rompem na planta e liberam o ingrediente ativo de forma controlada, atingindo o percevejo.

A ação de choque paralisa as pragas e o efeito de longo residual, que é liberado de forma gradativa, oferecendo um período maior de controle na lavoura para larvas, ninfas e adultos, e fazendo com que os percevejos sejam atingidos tanto pelo contato como pela ingestão do produto, com assertividade no controle.

_____________________________________________________________________________________________________________

Além disso, Engeo Pleno S é recomendado para as primeiras aplicações, proporcionando maior controle dos percevejos tanto ninfas quanto adultos.

Ao eliminar as ninfas, o inseticida da Syngenta promove a quebra do ciclo da praga e evita, assim, que o problema aumente durante o desenvolvimento da cultura.

Comprove no gráfico abaixo a eficiência do inseticida da Syngenta no controle do percevejo-marrom em relação a outros produtos disponíveis do mercado. Em 23 áreas analisadas, Engeo Pleno S proporcionou resultados superiores de controle logo nos primeiros dias após a aplicação em comparação a outros produtos do mercado.

soja-livre-se-dos-percevejos-nas-primeiras-aplicacoes

Percevejos X Operação Praga Zero

Sempre atenta às necessidades do produtor rural sobre a melhor tomada de decisão nas práticas de manejo, a Syngenta desenvolve o programa Operação Praga Zero, que tem como objetivo capacitar e instruir agrônomos e agricultores sobre as melhores práticas de controle das pragas no campo.

Desde 2019, especialistas comparecem in loco para entender a evolução dos percevejos em cidades das regiões do Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Bahia, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí. A partir de orientações e ações, os profissionais dão o suporte necessário para que o produtor extraia o máximo em produtividade da lavoura.

Com o cenário atual de pandemia, o programa foi readequado para o ambiente virtual. Através de palestras, webinars, vídeos e materiais, os especialistas orientam e tiram dúvidas dos participantes sobre as ferramentas mais eficientes para aplicação no campo e o momento em que a praga está mais sensível para a aplicação do inseticida para percevejos da soja.

Essa conexão com o produtor dentro e fora do campo é um dos principais valores que a Syngenta preza para o desenvolvimento de novas tecnologias que proporcionem lavouras saudáveis, contribuindo sempre com o crescimento do agronegócio brasileiro. Conheça o portfólio completo de produtos da Syngenta e veja as melhores soluções para a sua safra!

NAO TEM SEGUNDO BANNER

Banner do inseticida Engeo Pleno S

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta