Skip to main content

Soja: semeadura quase concluída em diversas regiões do país

O plantio de soja continua de maneira acelerada. Confira a porcentagem de área plantada nas principais regiões

Publicado 23-11-2021 13:40:13

Linkedin Whatsapp
Lavoura de soja

A semeadura da safra de soja 2021/2022 avança de maneira acelerada nas principais regiões produtoras, consolidando-se como uma das safras mais antecipadas da história.

De acordo com o boletim mais recente da Conab, sobre o Acompanhamento das Lavouras referente aos resultados até dia 20 de novembro, 85,7% da área disponível já está semeada nos 12 estados produtores de soja no país. Após longo período de seca, elevadas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, o mês de novembro indica boa umidade com a volta das chuvas em grande parte do país.

Andamento regional da produção

O Brasil continua sendo o maior produtor e exportador mundial de soja em grão e é responsável por 50% do comércio mundial desse produto. A maior porcentagem de área semeada entre os 12 estados brasileiros produtores ocorreu no Mato Grosso, seguido por Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná, até meados de novembro.

Acompanhe o monitoramento das lavouras de soja no Brasil:

Infográfico

A soja é a maior cultura do Brasil com grande importância na balança econômica comercial, sendo um motor potente que incentiva as exportações e expande as fronteiras da agroindústria brasileira a nível mundial.

Essa antecipação do plantio da soja se consolida como a safra mais antecipada da história, resultando em estoques três vezes maiores do grão pronto para a colheita em janeiro, quando comparado com a safra anterior. Espera-se que, na temporada 2021/22, o país supere mais um recorde de 144,75 milhões de toneladas.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os artigos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!

 

Conteúdos Relacionados

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta