Skip to main content

Soja: você está preparado para controlar os nematoides?

A grande pressão dessas pragas pode comprometer a produtividade. Por isso, o uso de produtos biológicos é uma ótima ferramenta no tratamento de sementes para o manejo desses vermes

Publicado 07-10-2021 11:44:00

Linkedin Whatsapp
Lavoura de soja com nematoides

A maior preocupação do produtor antes de começar uma safra é superar os desafios durante todo o ciclo da cultura, para que possam obter uma boa produtividade ao fim da colheita.

Com a boa rentabilidade que a soja vem apresentando nos últimos anos, é necessário pensar em todas as formas de manejo, começando por um bom tratamento de sementes para proteger as plantas nos estádios iniciais de desenvolvimento, principalmente contra os inimigos ocultos da lavoura, os nematoides.

Esses vermes que habitam o solo são microscópicos, não são visíveis a olho nu e prejudicam o desenvolvimento da cultura, causando danos através de sua ação nociva sobre o sistema radicular das plantas.

Muitas vezes, os danos não são percebidos através da observação da parte aérea das plantas, mas refletem diretamente no rendimento da cultura. Quando eles se tornam visíveis, é sinal de que o prejuízo já está bastante elevado.

De acordo com levantamento feito pela SBN (Sociedade Brasileira de Nematologia), os prejuízos causados por nematoides podem chegar a R$ 35 bilhões por ano, sendo aproximadamente R$ 16 bilhões apenas na soja, um valor que supera os impactos gerados pela ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), a doença mais agressiva da cultura.

Infográfico- Prejuízos causados por nematoides no Brasil

As principais espécies que provocam grandes prejuízos na cultura da soja são o nematoide do cisto da soja (Heterodera glycines), o nematoide-das-lesões (Pratylenchus brachyurus), o nematoide-das-galhas (Meloidogyne incognita) e o nematoide reniforme (Rotylenchulus reniformis).

Condições favoráveis ao aparecimento de nematoides

Os nematoides são vermes praticamente impossíveis de serem erradicados e, por isso, é importante adotar práticas que reduzam ao máximo a população, de forma que a ação deles não traga danos econômicos à cultura.

Muitas vezes, essas pragas são introduzidas no campo através de maquinários agrícolas contaminados ou por mudas produzidas em substratos infectados, mas também podem chegar por meio da água de irrigação ou até mesmo de ventos fortes.

Se uma área já tiver incidência de nematoides, é importante que o manejo seja realizado frequentemente a fim de manter baixa a pressão desses vermes. Realizar a limpeza dos reservatórios e dos canais de irrigação e usar mudas em substratos esterilizados, assim como higienizar corretamente os maquinários e implementos agrícolas, são formas de diminuir os riscos de infestação.

Veja a seguir a imagem de uma lavoura de soja onde os danos causados por nematoides podem ser percebidos:

Lavoura de soja com nematoides

Produtos biológicos no manejo de nematoides

Por ser um inimigo oculto das lavouras, nem sempre o produtor coloca o controle de nematoides como uma prioridade dentro do manejo inicial da cultura. No entanto, é essencial que esses níveis populacionais estejam baixos, para que não haja perda de produtividade na soja.

No tratamento de sementes, é possível escolher produtos biológicos com ação nematicida que tenham boa eficiência no controle de nematoides na cultura. Eles trazem diversos benefícios à lavoura, como:

  • Alta eficiência na cultura;

  • Proposta de manejo consciente;

  • Estímulos fisiológicos às plantas, com um melhor desenvolvimento do sistema radicular através da melhor absorção de nutrientes;

  • Alternativa a mais de manejo para auxiliar o produtor.

Além dos nematicidas biológicos, o uso de bioestimulantes tem apresentado bons resultados no campo, proporcionando plantas menos suscetíveis aos estresses abióticos e, com maior vigor no crescimento.

Nematicida biológico para tratamento de sementes da soja

Dentro desse cenário, o tratamento de sementes com uma solução nematicida é uma importante ferramenta para proteger o sistema radicular das plantas na fase inicial de desenvolvimento da cultura da soja, além de evitar perdas de produtividade e prejuízos na lavoura.

Hoje, no mercado, o produtor pode contar com um produto biológico de eficiência nematicida com esse objetivo. Clariva® Sky, da Syngenta, é uma solução composta por dois produtos: Clariva, um nematicida biológico, e Epivio Sky, um bioestimulante.

Resultado de muitos anos de testes e estudos realizados pelo Seedcare Institute, renomado centro de pesquisa e desenvolvimento em soluções para tratamento de sementes, Clariva® Sky oferece o efeito biológico aliado a um estímulo de crescimento nas plantas de soja que apresenta mais robustez e expressa o seu máximo potencial produtivo.

Clariva® Sky é uma oferta biológica composta pelo agente Pasteuria nishizawae, bactéria naturalmente parasita pertencente a uma das quatro espécies do gênero Pasteuria. Quando essa bactéria é disseminada no solo, ela forma endósporos que têm alta potência no controle de nematoides.

Nesse sentido, outra grande vantagem é que a oferta pode ser utilizada junto a outros produtos no tratamento de sementes, sejam eles químicos ou biológicos. Isso garante maior eficiência e praticidade ao produtor, que pode incluir Clariva® Sky em seu tratamento e maximizar a proteção da cultura.

Além disso, Clariva® Sky conta com os seguintes benefícios:

  • Sinergia de dois produtos que trazem a máxima proteção contra nematoides, inclusive o nematoide do cisto da soja;

  • Efeito bioestimulante para acelerar o metabolismo da planta e promover melhora na absorção de água e nutrientes, contribuindo para um sistema radicular bem desenvolvido.

Vale ressaltar que o bioestimulante Epivio Sky é uma mistura de substâncias como aminoácidos, nutrientes e vitaminas, que proporciona esse incremento de produtividade com o crescimento de plantas mais vigorosas e robustas na soja.

Uma lavoura saudável e produtiva depende do manejo adequado e da escolha de bons produtos durante todas as fases do ciclo da cultura. Por isso, conte com o portfólio de produtos Syngenta e extraia o máximo de produtividade do campo.

NAO TEM SEGUNDO BANNER

Conteúdos Relacionados

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta