Skip to main content

Tratamento de sementes reduz prejuízos nas lavouras de milho

Confira os benefícios que essa técnica agrega ao prevenir, controlar e/ou eliminar os danos causados por fungos e pragas

Publicado 18-03-2021 22:56:21

Linkedin Whatsapp
Tratamento de sementes reduz prejuízos nas lavouras de milho

O Brasil é o 3° maior produtor mundial de milho, depois dos Estados Unidos e da China, respectivamente. O cereal possui altas qualidades nutritivas, sendo utilizado principalmente como alimento humano e ração animal. Além disso, também é utilizado na indústria de alta tecnologia, como a do etanol, tendo relevante contribuição no cenário econômico nacional. Dada a importância da cultura para o país, a preocupação com fatores que afetam a produtividade e rentabilidade da lavoura é grande.

Desde o plantio até a colheita, o milho pode sofrer o ataque de diversas pragas e doenças, capazes de gerar grandes prejuízos. As pragas iniciais, como por exemplo os percevejos e as lagartas, podem destruir a semente em processo de germinação ou até mesmo as plântulas, o que acarreta na diminuição do estande e afeta o desenvolvimento da cultura.

Na maioria das vezes, esses insetos podem passar despercebidos pelo agricultor, dificultando o emprego de medidas para o seu controle. Um ataque severo no início do desenvolvimento da lavoura pode não só impactar na redução de produtividade, como também prejudicar toda a janela de plantio, sendo necessário o replantio da área afetada.

Para evitar que as sementes e plântulas sejam afetadas por essas pragas, é importante que o agricultor escolha as melhores práticas para proteger a lavoura de milho e garantir a máxima produtividade e rentabilidade. O tratamento de sementes (TS) é uma dessas soluções.

Tratamento de sementes: o que é

O tratamento consiste na aplicação de defensivos químicos nas sementes com o objetivo de eliminar, controlar ou prevenir os danos causados por fungos e pragas que atacam a lavoura. Essa prática protege a semente desde o contato inicial com o solo até o início do crescimento da cultura, tendo grande importância no desenvolvimento de plantas vigorosas e sadias.

tratamento-de-sementes-reduz-prejuizos-nas-lavouras-de-milho

Por que investir em tratamento de sementes é importante?

Cada vez mais utilizado pelos agricultores do mundo inteiro, o tratamento de sementes é uma prática que tem gerado ótimos resultados, conferindo mais qualidade, segurança e conveniência ao produtor. Um dos principais benefícios do TS é a manutenção do estande e a uniformidade de plantas, que contribuem positivamente para a produtividade. Confira a seguir outros benefícios que essa técnica agrega para a lavoura:

  • evita o desenvolvimento de epidemias no campo;
  • influencia positivamente na fisiologia da planta, gerando um melhor enraizamento e uma maior resistência às pragas;
  • mantém a qualidade das sementes em relação ao vigor e à germinação;
  • minimiza os impactos ambientais, devido à menor quantidade de ingrediente ativo por área quando comparado às aplicações foliares de produtos;
  • oferece mais praticidade e segurança, pois reduz os riscos de intoxicação dos operadores por conta da menor exposição aos produtos;
  • possibilita maior precisão no volume de defensivo utilizado;
  • proporciona a definição do número ideal de plantas para determinada área;
  • reduz os riscos de ataque de pragas e fungos na fase de implantação das lavouras.

3 soluções de tratamento de sementes para o milho

Como vimos, antes mesmo do plantio, o produtor pode aliar bons índices de produtividade e rentabilidade a partir da escolha de sementes de qualidade, tratadas com produtos Syngenta.

Saiba mais sobre os produtos a seguir:

1.Fortenza Duo

É o mais poderoso tratamento de sementes inseticida do mercado. Seu ingrediente ativo Ciantraniliprole é essencial nas situações de pressão de corós e lagartas. Já o Tiametoxam presente na fórmula aumenta o espectro de controle de insetos sugadores, como o percevejo-barriga-verde e a cigarrinha.

Composto pela combinação de Fortenza e Cruiser, a solução oferece controle superior e amplo espectro de pragas acima e abaixo do solo. Fortenza Duo também é uma importante ferramenta para associação com biotecnologias, pois complementa o seu efeito de supressão para controle de lagartas. Com o efeito residual prolongado do produto, você protege as sementes, o investimento e a produtividade da sua lavoura.

Conheça os benefícios de Fortenza Duo na lavoura:

  • controle — inseticida com amplo espectro de controle de pragas;
  • residual — tratamento de sementes com efeito residual prolongado;
  • proteção — maximiza o potencial produtivo e a lucratividade;
  • ingredientes ativos — combinação perfeita de ativos que controlam o ataque de pragas abaixo e acima do solo.

2.Cruiser Turbo

Cruiser Turbo é um tratamento de sementes industrial para o manejo de pragas do milho que consiste na combinação de dois produtos: o inseticida Cruiser 600FS e o bioestimulante Epivio Vigor.

Cruiser 600FS oferece um controle eficiente de insetos sugadores como percevejos, alta solubilidade e seletividade, pois é extremamente seguro para as sementes de milho, sem causar danos fisiológicos. Já Epivio Vigor enriquece a microflora e a rizosfera, gera um melhor enraizamento e nutrição e, consequentemente, proporciona uma planta melhor preparada e com mais saúde vegetal, vigor e energia.

Basicamente, o bioestimulante prepara a planta para enfrentar condições edafoclimáticas adversas com um sistema radicular mais forte. Essa combinação permite um bom estabelecimento da cultura, melhor uniformidade da lavoura e ganhos expressivos.

3.Maxim Quattro

Maxim Quattro é o lançamento fungicida para tratamento de sementes, desenvolvido especificamente para o manejo de doenças iniciais na cultura de milho. Conta com uma mistura de quatro ingredientes ativos, atuando em diversos processos metabólicos, em uma ampla gama de fungos do solo e das sementes.

Os benefícios do fungicida Maxim Quattro para o milho são:

  • múltiplos modos de ação para proteção de doenças transmitidas pela semente e pelo solo;
  • atividade sistêmica e de contato para proteção duradoura contra as doenças;
  • menor dosagem por saca;
  • proteção da genética com manutenção do potencial produtivo;
  • ativo contra um amplo espectro de doenças do milho: podridão do colmo ou podridão-rosada-da-espiga (Fusarium moniliforme); bolor azul ou olho azul (Penicillium oxalicum); antracnose-do-colmo ou podridão-de-colletotrichum (Colletotrichum graminicola); podridão-branca-da-espiga ou podridão-de-diplodia (Stenocarpella maydis); e podridão das raízes ou estiolamento (Pythium spp.).

Tratamento de sementes Syngenta: aliado do agricultor

O tratamento de sementes é uma das inovações que proporcionam um novo patamar de produtividade para o agronegócio. O agricultor que busca a máxima rentabilidade tem como opção o uso de sementes tratadas, grandes aliadas contra pragas e doenças, logo na largada.

O amplo portfólio de soluções para tratamento de sementes da Syngenta permite que o agricultor realize o manejo estratégico adequado de pragas e doenças nas lavouras de milho de forma eficiente e com ótimo custo-benefício. Compare e comprove as vantagens do mais poderoso tratamento de sementes com Fortenza Duo, Cruiser Turbo e Maxim Quattro!

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.

 

NAO TEM SEGUNDO BANNER

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta