Skip to main content

Trigo: quais os principais desafios e como superá-los?

Apesar das boas previsões para a safra 20/21, clima e doenças são pontos que merecem atenção do agricultor para uma lavoura mais produtiva

Publicado 08-10-2020 13:45:05

Linkedin Whatsapp
Lavoura de trigo

Apesar dos desafios, “este tem sido um bom ano para a cultura”, afirma o gerente de Trigo da Syngenta, Nivaldo Lonardoni. De acordo com o especialista, a perspectiva de crescimento de produção no Brasil está relacionada ao aumento da área plantada e também ao maior investimento na lavoura, graças aos bons preços da commoditie.

No entanto, a questão climática demandou maior atenção. “O que tirou o sono do produtor foi a preocupação com o clima, como falta de chuvas em algumas regiões e a geada que prejudicou determinadas áreas”, acrescenta.

Já no aspecto técnico, ele aponta que um desafio importante tem sido o manejo de plantas daninhas e de doenças. Mesmo assim, projeções apontam que a produção anual do país pode alcançar 6,8 milhões de toneladas.

Monitoramento e soluções certeiras: fundamentais para a produtividade

Monitorar as plantas daninhas, doenças e pragas que podem prejudicar a cultura e utilizar corretamente as tecnologias oferecidas para o trigo são ações importantes para extrair o máximo de eficiência no controle dessas ameaças, preservando o potencial produtivo da lavoura e respeitando o meio ambiente e a saúde humana.

A Syngenta está sempre ao lado do produtor rural, apoiando os seus desafios em todos os momentos da cultura, e  oferece um portfólio completo de produtos para o seu dia a dia na lavoura de trigo.

Entre as soluções está o herbicida seletivo e com ação sistêmica Topik, uma ferramenta indispensável no manejo de gramíneas na cultura, principalmente da aveia e azevém. Seletivo, o herbicida é muito ativo e específico para o controle pós-emergente e concentra-se nos pontos de crescimento das daninhas, provocando a sua morte, com o controle total podendo ser observado pouco tempo após a aplicação.

Já no manejo de doenças, os fungicidas Priori Xtra e Tilt são eficazes no controle dos fungos e têm contribuído para o sucesso dos triticultores. Usados em pulverizações para o controle das doenças na parte aérea, combatem ameaças como oídio, ferrugem e as manchas foliares.

Priori Xtra é um fungicida sistêmico preventivo para o controle de doenças como a mancha-bronzeada-da-folha (Drechslera tritici-repentis), ferrugem-da-folha (Puccinia triticina) e ferrugem-do-colmo (Puccinia graminis) e oferece amplo espectro, eficiência e controle superior dos fungos.

Já o fungicida sistêmico Tilt pertence ao grupo dos triazóis e é eficaz no controle de ferrugem-do-colmo (Puccinia graminis), ferrugem-da-folha (Puccinia triticina), septoriose (Septoria tritici), mancha-das-glumas (Stagonospora nodorum), giberela (Fusarium graminearum) e oídio (Blumeria graminis f.sp. tritici).

Agora, se o foco do produtor for o controle das pragas, Engeo Pleno S e sua exclusiva tecnologia Zeon oferecem choque e residual sem igual, sendo a melhor ferramenta nas primeiras aplicações.

Esse inseticida da Syngenta oferece rápida ação no controle do percevejo-barriga-verde (Dichelops melacanthus) e pulgão-verde-dos-cereais (Rhopalosiphum graminum).

Ampligo, por sua vez, tem ação imediata, é eficaz contra a lagarta-do-trigo (Pseudaletia sequax) e protege a cultura desde o início, pois age logo na eclosão dos ovos, oferecendo residual prolongado.

O inseticida se destaca por sua aderência (incorpora-se à cutícula da planta, sendo resistente a chuvas) e velocidade de ação, conferindo maior rentabilidade ao agricultor.

Caravana do Trigo: informação é essencial

Estar atento aos desafios da lavoura e conhecer as tecnologias disponíveis para manter sua sanidade e produtividade é essencial. E para promover ainda mais conhecimento sobre a cultura do trigo, a Syngenta realizou a Caravana do Trigo, neste ano em formato online, reunindo produtores de todo o país em um evento que abordou as especificidades da cultura, tecnologias e soluções para a lavoura.

Essa foi mais uma oportunidade de levar até o triticultor orientações e soluções de alta tecnologia para aumentar seu potencial produtivo.

A Syngenta segue comprometida com os desafios da cultura e desenvolve soluções que contribuam com o dia a dia no campo e o sucesso do agricultor.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta