Tecnologia é aliada no controle de daninhas, como buva e amargoso

22/09/2017 14:25:32

Atualizado:

22/09/2017 19:16:47

Controlar a infestação de ervas daninhas, como a buva e o amargoso, atualmente é um trabalho de inteligência em que a tecnologia é uma aliada. Nos últimos anos, a principal opção do produtor para resolver o problema vinha sendo aplicar glifosato nas lavouras. Esta substância era capaz de controlar praticamente todas as daninhas, mas com o passar do tempo o uso intenso levou a uma evolução da resistência das plantas ao princípio ativo.

Hoje, manter os campos livres das daninhas, que competem por espaço, água, luz e nutrientes com as culturas, exige que o agricultor saiba com precisão quais são as plantas a combater e o plano de controle ideal para cada uma. É necessário que haja um levantamento da área para identificar as espécies que existem e o nível de infestação. A partir disso, é possível determinar o tipo de herbicida adequado e definir a forma de aplicação.

Sem seguir esses passos, o produtor corre o risco de fazer um investimento desnecessário, não obter o resultado desejado e ainda contribuir para o aumento da resistência das plantas daninhas. Por isso, a Syngenta desenvolveu o programa Lavoura Limpa, para orientar o manejo e o controle de daninhas de forma totalmente alinhada com as necessidades dos produtores.

O programa leva em conta, por exemplo, a presença de plantas resistentes ao glifosato e a necessidade de tolerância zero para o capim-amargoso, a buva e o capim-pé-de-galinha. Também orienta o uso de herbicidas líderes no mercado, como o Dual Gold, seletivo para o controle pré-emergente de plantas infestantes nas culturas de soja, milho e cana-de-açúcar, dentre outras, e o Gramocil.

Além disso, alinhada com a estratégia de pensar como o agricultor e promover soluções que o ajudem a produzir cada vez mais, a Syngenta lançou o Gestão Agro, primeira plataforma digital colaborativa e gratuita para geração de alertas de presença de plantas daninhas, pragas e doenças nas culturas de soja e milho.

Basta o produtor se cadastrar gratuitamente aqui para ter acesso aos benefícios dos alertas gerados pelo Gestão Agro e tomar decisões mais assertivas, rápidas e eficientes em suas lavouras.

 

LEIA MAIS

NOTÍCIAS

Vários temas são fundamentais para a manutenção da produtividade agrícola. Entre eles, o manejo de pragas, doenças e daninhas e a eficiência de produtos. O Portal Syngenta prepara, constantemente, conteúdos jornalísticos realizados a partir de fontes de informação como engenheiros agrônomos e produtores rurais. Veja ao lado uma seleção dessas reportagens. Boa navegação!