MORFOLOGIA E FISIOLOGIA DA

SOJA

Pragas, daninhas e doenças podem provocar grandes prejuízos nos cultivos.

MORFOLOGIA DA

SOJA

Partes da Planta

HILO

A cor do hilo é usada como descritor morfológico de um cultivar e para registro no Serviço Nacional de Proteção de Cultivares. Na produção de sementes, a cor diferencia uma planta atípica e, muitas vezes, define a pureza e a categoria de comercialização do lote. A diferença de coloração pode ser interpretada como uma mistura varietal, levando o lote a não ser comercializado como semente.

 

Fonte: Luciano Bordin – Syngenta

HÁBITO DE

CRESCIMENTO

Indeterminado: Possui a fase vegetativa simultânea a fase reprodutiva (cresce e floresce ao mesmo tempo). Florescimento inicia na região central da haste (entre o 8º e o 10º nó da haste principal) e segue tanto para a base como para o topo, flores presentes em todos os nós, incluindo ramos e rácemo terminal. Crescimento: entre 40 e 70% de sua altura após início fase reprodutiva.

Semi-Determinado: Intermediário – entre HC Indeterminado e HC Determinado. Crescimento: entre 20 e 40% de sua altura após a fase reprodutiva.

Determinado: Possui a fase vegetativa distinta da fase reprodutiva (cresce e depois floresce). Florescimento inicia no 4º ou 5º nó da haste principal e segue até o topo, com florescimento mais intenso nos nós medianos. Crescimento: menos de 20% de sua altura após a fase reprodutiva.