Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo!

O Brasil ganha destaque mundial quando o assunto são as novas tecnologias para a produção de energia de fontes renováveis. Um exemplo disso é a cana-de-açúcar, da qual é extraído o etanol, além de outros subprodutos.

O etanol proveniente da cana tem uma fonte limpa e renovável, num processo produtivo em que o Brasil é o segundo maior produtor mundial. Para manter essa posição ou até mesmo alavancar ainda mais a produção de cana brasileira, é indispensável garantir a sanidade das lavouras, do plantio à colheita, de maneira que o produtor deve comprometer-se com um manejo rigoroso e eficiente.

Para isso, no cenário atual, a agroindústria sucroalcooleira nacional opera numa conjuntura positiva e sustentável. Isso significa que, para combater as pragas que podem acabar com a produtividade e a longevidade do canavial, pesquisadores têm investigado a utilização da combinação entre a vinhaça, um dos resíduos gerados na produção de etanol, e um inseticida.

A vinhaça, também conhecida como vinhoto, tiborna ou restilo, é um resíduo pastoso e de cheiro forte, que sobra após a destilação fracionada do caldo de cana-de-açúcar fermentado para a obtenção do etanol.

Antes, ela era descartada de forma inadequada, poluindo lençóis freáticos, porém, nos últimos anos vem sendo reutilizada como fertilizante. Assim, o resíduo é aproveitado a fim de diminuir o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento saudável da cana-de-açúcar. Ainda que o uso de vinhaça seja uma prática não tão recente no Brasil, aos poucos a estratégia vem sendo aperfeiçoada, a partir do desenvolvimento de novas tecnologias de produtos e maquinários.

A vinhaça localizada e seu uso como ferramenta de manejo

Considerada o principal resíduo orgânico da produção de etanol, a vinhaça é uma fonte rica em potássio, outros minerais e componentes orgânicos importantes para a nutrição da cana-de-açúcar, o que faz desse subproduto um bom fertilizante.

A vinhaça costumava ser aplicada na forma de irrigação por aspersão, porém, esse método apresenta algumas desvantagens, por exemplo, a problemática da distribuição do resíduo, que não garante uma boa homogeneidade na aplicação, podendo prejudicar as plantas por conta de excessos e gerar desperdícios.

O fato é que a aplicação via aspersão não permite limitar a quantidade do produto a volumes mais baixos. Além disso, em áreas distantes ou isoladas, existe maior dificuldade de realizar esse procedimento.

Uma das alternativas encontradas para a utilização da vinhaça nos canaviais é a aplicação direta na linha de plantio, assim, o resíduo é aplicado diretamente nas plantas.

Esse procedimento é feito com uso de equipamentos puxados por tratores ou equipamentos autônomos, que fazem a aplicação diretamente nas plantas, permitindo um melhor controle da dose utilizada, otimizando a vazão e oferecendo maior homogeneidade.

Tal estratégia é uma evolução na aplicação da vinhaça nos canaviais que, ocorrendo de maneira localizada, proporciona diversos benefícios econômicos, operacionais e ambientais. Além disso, existem outras vantagens, tais como:

  • aplicação diretamente nas plantas;

  • vazão controlada;

  • maior homogeneidade da aplicação;

  • possibilidade de aplicações em áreas maiores e mais distantes;

  • oportunidade de mistura de diferentes nutrientes (enriquecimento);

  • sem risco de erosão e menor impacto ambiental (racionalização);

  • melhor aproveitamento da vinhaça;

  • possibilidade de associação com outros produtos.

No que diz respeito à associação com outros produtos, essa se faz uma grande vantagem, pois otimiza a operação e os processos no canavial.

Uma das possibilidades é associar a vinhaça localizada a alguns inseticidas que têm características adaptadas para tal fim. Nesse contexto, a Syngenta tem acompanhado essa nova modalidade de aplicação, adicionando à vinhaça localizada Engeo Pleno® S, a melhor ferramenta para o controle de Sphenophorus levis.

Engeo Pleno® S em aplicação junto à vinhaça localizada

Nos últimos anos, houve um aumento expressivo nas infestações de Sphenophorus levis nos canaviais. Visto que essa praga é de difícil controle, é fundamental que o canavicultor tenha conhecimento de como proceder, pois ela danifica amplamente a lavoura, causando sérios prejuízos.

Além da dificuldade de controle, a praga pode representar perdas que variam de 30% a 60%, sendo uma das principais ameaças ao canavial. Estimativas mostram que a cada 1% de tocos atacados, pode haver redução de 1,6 toneladas de cana por hectare. Sob altas infestações, as touceiras morrem e são observadas muitas falhas na rebrota, reduzindo a produtividade e a longevidade do canavial.

É fundamental que o produtor realize o monitoramento da lavoura, além de seguir as boas práticas que compõem o MIP (Manejo Integrado de Pragas), para aumentar a eficiência do controle.

Sendo o controle químico o método mais efetivo contra Sphenophorus levis, tem-se observado diversos benefícios na associação da aplicação de inseticida junto à vinhaça localizada.

Um estudo coordenado pela Syngenta em parceria com a Global Cana e a FCA (Faculdade de Ciências Agronômicas – Unesp, campus de Botucatu), avaliou os benefícios de se fazer a aplicação de um inseticida junto à vinhaça localizada. Até o momento, foram observados os seguintes benefícios:

  • redução do custo operacional;

  • diminuição da emissão de gases poluentes;

  • melhor distribuição do inseticida na base da planta, mesmo em áreas com presença de palha;

  • proteção uniforme do rizoma;

  • menor dano na soqueira.

No entanto, nem todos os inseticidas disponíveis no mercado terão bom comportamento nessa modalidade. Afinal, o produto deve apresentar uma formulação com características físico-químicas adequadas para a associação com a vinhaça localizada. A melhor opção é Engeo Pleno® S.

Graças à combinação de dois ingredientes ativos (tiametoxam e lambda-cialotrina) e às características da formulação de Engeo Pleno® S, que confere às moléculas compatibilidade e estabilidade na calda, o inseticida demonstra grande mobilidade no sistema palha, com boa distribuição junto à vinhaça.

A associação Engeo Pleno® S + vinhaça localizada proporciona diversas vantagens no controle de pragas e contribui para a sanidade do canavial.

Leia mais

Cana: qual a importância do herbicida pós-emergente?

Manchas foliares: como controlar essas doenças na cana-de-açúcar?

Engeo Pleno® S: combinação entre equilíbrio e versatilidade

Essa evolução de tecnologias permitiu que a vinhaça se consolidasse como um importante driver para outros manejos na lavoura, como o controle de pragas com a adição de inseticidas.

Utilizado também nesta modalidade, Engeo Pleno® S torna-se uma ferramenta excelente, pois as suas características de formulação conferem:

  • compatibilidade e estabilidade à calda;

  • Formulação adequada para esta modalidade;

  • homogeneidade desde a mistura até a aplicação;

  • melhor transposição de palha;

  • efeitos desalojante, choque e residual;

  • amplo espectro de controle.

Ainda, esse método inseticida + vinhaça pode ser aplicado em diversas épocas do ano.

Essa nova modalidade de aplicação (inseticida + vinhaça localizada) traz inúmeros benefícios ao canavicultor, especialmente no que concerne ao operacional e logístico e à otimização de mão de obra. Mais que isso, essa prática potencializa o controle com melhor atingimento do alvo e, por consequência, aumenta a produtividade.

Assim, a utilização do inseticida Engeo Pleno® S nessa modalidade de aplicação é uma excelente ferramenta, oferecendo maior vigor e produtividade ao seu canavial.

Vale destacar que Engeo Pleno® S é referência quando o assunto é controle de pragas na cana-de-açúcar. O produto conta com a exclusiva tecnologia Zeon, que protege o ingrediente ativo em microcápsulas, proporcionando diversos benefícios:

  • choque imediato;

  • efeito residual prolongado;

  • controle efetivo de S. levis, cigarrinha-das-raízes, pão-de-galinha e cupins;

  • maior produtividade para o canavial (efeito bioativador).

Mais uma vez, a Syngenta não mede esforços para intensificar práticas sustentáveis ao oferecer novas opções ao agricultor, com foco em tecnologias de combinações que reduzem o impacto ambiental e proporcionam um manejo sustentável para o canavial. Conheça o portfólio de produtos da Syngenta!

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o

Redação Mais Agro